Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
30/10/2014 - 09h39min

Encontro de Corais encanta público e encerra Semana do Servidor na Assembleia

Imprimir Enviar
O evento, gratuito e aberto ao público, é promovido todos os anos pela Gerência Cultural da Assembleia FOTOS: Miriam Zomer/Agência AL

Intercalando repertórios que incluíram hinos, músicas clássicas, folclóricas e populares, seis grupos vocais apresentaram-se na noite desta quarta-feira (29) durante o 7º Encontro de Corais da Assembleia Legislativa. O evento, gratuito e aberto ao público, é promovido todos os anos pela Gerência Cultural da Casa e marca o encerramento dos eventos alusivos à Semana do Servidor Público.

De acordo com Reginaldo Osvaldo da Silva, maestro do coral da Assembleia, a proposta do encontro é proporcionar um momento de confraternização e troca de experiências entre os participantes, bem como conferir visibilidade ao trabalho musical realizado no estado.  “É uma honra receber estes grupos, cuja qualidade abrilhanta o nosso encontro e o transforma em uma vitrine da tradição musical catarinense.” Ao final das apresentações, os corais participantes foram homenageados com uma placa em nome do Legislativo catarinense.

Tradição que une
Um dos destaques da 7ª edição do encontro foi a grande participação de corais mantidos por instituições públicas. Entre eles, o da Udesc, que apresenta uma das formações mais ecléticas entre os inscritos. “Congregamos alunos, professores e técnicos da universidade, bem como representantes da comunidade, todos com diferentes idades e formações musicais. Apesar disso, formamos um conjunto harmonioso, pois todos estão unidos por uma realização musical”, afirmou o regente Sérgio Figueiredo.

Para o maestro Neri Antônio Milanez, da Associação Coral de Araranguá, que participa pela segunda vez do evento, a própria formação da população catarinense, de descendência proeminentemente europeia, contribui para que o estado se ressalte no país em termos musicais.  “Nossos antepassados já trouxeram essa cultura do canto. Não existe região onde predomine a imigração europeia que não exista algum canto coral, seja ele popular ou de igreja. A técnica e a vontade de cantar em grupo são inerentes ao nosso povo.”

Corais participantes:
Coral da Assembleia Legislativa de Santa Catarina
Associação Coral de Araranguá
Coral Encantos
Coral Hélio Teixeira da Rosa (TCE/SC)
Coral da Udesc
Coral da UFSC e Madrigal da UFSC.

Alexandre Back
Agência AL

Voltar