Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
25/05/2018 - 16h30min

Encontro das Mulheres Parlamentares de SC é encerrado na Alesc

Imprimir Enviar
Evento reuniu na Assembleia vereadoras e assessoras de câmaras de todo o estado

Foi encerrada nesta sexta-feira (25), na Assembleia Legislativa, a nona edição do Encontro das Mulheres Parlamentares de Santa Catarina, promovido pela União dos Vereadores de Santa Catarina (Uvesc), por meio do Fórum da Mulher Parlamentar. Vereadoras e assessoras de câmaras municipais de todo o estado participaram do evento, que teve início na quinta-feira (24).

Durante os dois dias, as participantes acompanharam palestras e debates sobre autoestima, a atuação das vereadoras nos municípios, palestras motivacionais, entre outros assuntos. O objetivo principal do encontro é estimular a participação feminina na política, por meio da troca de experiências entre as vereadoras. A palestra de encerramento coube à prefeita de São José, Adeliana Dal Pont.

Raquel Steiernagel, presidente do Fórum da Mulher Parlamentar, afirmou que os encontros têm atuado no fortalecimento da participação feminina. “Muitos acham que as mulheres só devem participar da política para preencher cotas e não para ter protagonismo”, disse. “O que vimos aqui no encontro são exemplos de como esse cenário pode ser mudado, de como a mulher tem condições de participar da política como protagonista.”

O vereador de Herval d’Oeste Adelar José Provenci, presidente da Uvesc, comentou que a participação feminina na política brasileira ainda é pequena. “O objetivo da Uvesc, com o encontro e com o fórum das parlamentares, é justamente fortalecer esse movimento e essa discussão e trazer a mulher para a política.”

Deputadas e deputados estaduais passaram pelo encontro e deixaram sua mensagem para as participantes.  “Quando se trata de participação política temos ainda muito o que evoluir. Algumas câmaras municipais já têm uma boa representatividade, mas ainda há muito espaço a ser ocupado pela mulher”, destacou o deputado Neodi Saretta (PT).

“Este é um ano eleitoral, decisivo e importante para eleger mais mulheres para todos os cargos, para que a participação efetiva seja 50% para os homens e 50% para as mulheres. Aí sim teremos uma democracia efetiva”, considerou a deputada Ana Paula Lima (PT).

Luciane Carminatti (PT), Dirce Heiderscheidt (MDB) e Valmir Comin (PP) também estiveram no encontro, assim como as deputadas federais Carmen Zanotto (PPS) e Geovânia de Sá (PSDB).

(Com informações da TVAL e da Uvesc)

Voltar