Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
18/11/2021 - 09h59min

Empreendedorismo feminino pauta participação de escritora na tribuna

Imprimir Enviar
Ana Lavratti falou sobre livro de sua autoria que destaca trajetória de mulheres empreendedoras
FOTO: Solon Soares/Agência AL

A convite da Bancada Feminina da Assembleia Legislativa, a jornalista e escritora Ana Lavratti falou na tribuna, no intervalo da sessão ordinária desta quinta-feira (18), sobre o livro de sua autoria denominado “Você mulher ainda melhor – memórias de quem faz história para inspirar sua próxima vitória”. A participação dela, que representa o coletivo de mulheres empreendedoras, foi alusiva ao Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, comemorado no dia 19 de novembro.

No livro, Ana Lavratti fez uma seleção de histórias de 30 mulheres com espírito empreendedor. Entre as personagens estão duas vencedoras do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios: Lorena Nolasco e Soraia Zonta; além de sete mulheres premiadas no Prêmio ACIF Mulheres que Fazem a Diferença (Ana Paula Calaes; Betina Zanetti Ramos; Carmem Laitano; Joana de Jesus; Lorena Nolasco; Luciana Melo e Rute Gebler); quatro embaixadoras da formação Sebrae Delas (Alexandra Zunino Slonski; Amélia Bellé; Betina Zanetti Ramos e Silvia Marafon); e outras pioneiras, como é o caso de Daniela Reinehr, primeira mulher a assumir o governo em Santa Catarina, e Edenice Fraga, primeira mulher negra a ingressar como oficial na Polícia Militar em Santa Catarina.

A escritora disse que o foco do livro é a superação e que na obra as mulheres contam suas dores, os momentos temidos, os desafios vencidos, a doença extenuante e a força de suas crenças. “Uma trajetória é feita de histórias. Tem capítulos felizes, mas também tem deslizes”, disse.

O livro conta acertos e erros, esforço e estratégias dessas lideranças femininas. Sobre as dificuldades de empreender, a autora destacou que é necessário ter coragem e que não é passe de mágica, mas estudo e planilha. “É um trabalho sem hora para acabar e quase sempre sem garantia.”

Ana Lavratti doou um exemplar do livro para a biblioteca da Assembleia Legislativa, bem como um exemplar de outro livro de sua autoria, “Ruth Ferreira Gebler, uma vida em tom maior”.

Ao final do pronunciamento, a jornalista recebeu os cumprimentos da deputada Marlene Fengler, que a parabenizou pela brilhante história, em nome da Bancada Feminina. Da mesma forma, o deputado Silvio Dreveck (PP) e o deputado Ricardo Alba (PSL) parabenizaram Ana Lavratti pelo exemplo de empreendedorismo e determinação.

Lisandrea Costa
Agência AL

Voltar