Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
17/08/2017 - 10h18min

Empreende Mulher qualifica comunicação para o empoderamento feminino

Imprimir Enviar

Cerca de 600 mulheres lotam o Auditório Antonieta de Barros da Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (17), Dia Estadual da Mulher Empresária. Elas participam do seminário “Empreende mulher catarinense”, evento promovido pelo Conselho Estadual da Mulher Empresária (Ceme), vinculado à Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), com o apoio da Bancada Feminina e da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira. O evento tem como tema o empoderamento feminino através da comunicação.

“Gostamos de reunir as mulheres para que elas se conheçam, troquem experiências e aprendam. Este ano, a proposta é refletir sobre de que forma podemos nos comunicar, de que forma podemos ter uma comunicação mais assertiva, mais eficiente, para alcançar os resultados que nós esperamos. Trazer a consciência de que uma comunicação eficiente faz toda a diferença, tanto na vida profissional, dentro da sua empresa, quanto na vida pessoal”, explicou a presidente do Ceme, Janelise Royer dos Santos.

A iniciativa do evento foi elogiada pelo presidente da Facisc, Ernesto Reck, como reconhecimento à mulher empresária catarinense. “As mulheres se reúnem para ter mais informação para basear a sua tomada de decisão”, enfatizou. A Facisc congrega 58 núcleos multissetoriais de mulheres, conforme o dirigente. A necessidade de capacitação se justifica pelo fato de estar crescendo a participação feminina nos negócios, como mostram as pesquisas. De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o número de mulheres empresárias subiu 34% nos últimos 14 anos. Em 2014, o Brasil tinha 7,9 milhões de empresárias.

Representando a Bancada Feminina da Assembleia Legislativa, as deputadas Ana Paula Lima (PT) e Dirce Heiderscheidt (PMDB) participaram da abertura do seminário. “Este evento evidencia o protagonismo das mulheres. A Bancada Feminina abriu este espaço para que as mulheres empreendedoras, as mulheres empresárias, possam fazer um dia de capacitação, um dia de troca de ideias e de experiências. A organização das mulheres fortalece a luta”, opinou Ana Paula. A deputada Dirce acrescentou que o seminário dá uma contribuição para a valorização profissional das mulheres.

Programação
No período da manhã, a programação do seminário concentrou dois painéis. O primeiro deles, sobre “Marketing de conteúdo e a empatia com o cliente”, foi coordenado pela jornalista Emília Chagas. Ela abordou estratégias de produção de conteúdo digital para gerar engajamento e criar empatia com o cliente.

Na sequência, a especialista em voz Vanessa Pedrosa apresentou o painel “Empoderamento pela comunicação”. Vanessa convidou a plateia a fazer uma autoavaliação, a se perceber melhor, avaliando as características de voz, de fala e de corpo. “A comunicação é a nossa ferramenta mais poderosa de relação com os outros, de relação profissional e de relação pessoal. A gente faz isso de maneira espontânea, de maneira muito intuitiva. Quando pensamos melhor para nos comunicar, a nossa mensagem chega de maneira mais eficiente, de maneira menos violenta, chega mais agradável e você atinge melhor os seus objetivos”, ensinou.

A programação do seminário segue no período da tarde, com uma apresentação artística, uma palestra sobre finanças e a apresentação do case da empresa Formus – Movelaria + Arte.

Lisandrea Costa
Agência AL

Voltar