Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
20/06/2022 - 16h28min

Embaixador do Paraguai busca apoio para ampliar jurisdição de consulado

Imprimir Enviar
Deputado Mauricio Eskudlark, embaixador Juan Ángel Delgadillo, cônsul no Paraná, Santiago Riquelme, e a 1ª secretária do consulado, Noelia Villalba
FOTO: Vicente Schmitt/Agência AL

Com o objetivo de estender a jurisdição do Consulado do Paraguai no Paraná para Santa Catarina, o embaixador Juan Ángel Delgadillo, o cônsul no Paraná, Santiago Riquelme, e a primeira secretária do consulado, Noelia Villalba, estiveram reunidos na tarde desta segunda-feira (20) com o 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauricio Eskudlark (PL). “No que depender do Parlamento catarinense a acolhida desta proposta será 100%”, garantiu o parlamentar.

Juan Delgadillo explicou que, depois do período da pandemia de Covid-19, o país está iniciando as tratativas com as autoridades para estender a jurisdição do Consulado do Paraguai no Paraná para Santa Catarina. “A dinâmica econômica futura entre o Paraguai e Santa Catarina demandará com certeza uma maior presença nossa aqui e é o nosso próximo passo.” Ele ressalta que inicialmente, após os contatos com as autoridades catarinenses, haverá uma conversa diplomática no Itamaraty para estender a jurisdição para o estado.

“Todos os trâmites, atualmente, têm que ser feitos em Brasília e se tivermos uma maior presença aqui no estado, acho que isto ajudará em muito, não só os turistas que vêm durante a temporada de verão, mas a dinâmica que vai atender a relação comercial entre Santa Catarina e o Paraguai”, ressaltou o embaixador. Ele destacou que ainda nesta segunda-feira à noite chega ao estado o ministro da Indústria e Comércio do Paraguai, Luis Alberto Castiglioni, que participará de uma reunião com os empresários da Fiesc (Federação das Indústrias de Santa Catarina) nesta terça-feira (21) e de visitas a indústrias em Joinville e Blumenau.

O deputado Mauricio Eskudlark destacou a importância de ampliar as relações diplomáticas e comerciais entre o estado e o Paraguai. Lembrou que há uma proximidade com o país vizinho, pois empresas catarinenses possuem unidades no país, que há a questão do agronegócio que vem sendo ampliado e por haver interesse de apoiar os estudantes catarinenses que estão em cursos superiores no Paraguai. “Vejo que trazer a jurisdição do consulado para Santa Catarina é muito importante para a população.” Ele ressaltou ainda que há interesse em ampliar a parceria com o Paraguai, especialmente no aspecto logístico e comercial.

Voltar