Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
02/07/2013 - 21h07min

Em sessão especial, bombeiros de SC defendem aprovação do PL 65/13

Imprimir Enviar
Bombeiros e bombeiros mirins foram homenageados pelo seu dia, comemorado em 2 de julho. FOTO: Alberto Neves/Agência AL

A aprovação do Projeto de Lei (PL) 65/2013, que dá ao Corpo de Bombeiros Militar o poder de interditar estabelecimentos em desconformidade com as normas de segurança e prevenção de incêndios, foi defendida pelos participantes da sessão especial em homenagem ao Dia do Bombeiro e ao Projeto Social Bombeiro Mirim, realizada na noite desta terça-feira (2) pela Assembleia Legislativa. O PL está em tramitação no Parlamento catarinense.

A sessão foi proposta pela deputada Ana Paula Lima (PT), como forma de homenagear os bombeiros pela data e destacar a importância do projeto social na formação de crianças e adolescentes. A parlamentar lembrou que esses profissionais estão entre as figuras de maior credibilidade perante a sociedade por causa do trabalho sério que realizam na preservação da vida humana.

“É uma noite especial e gratificante para o Parlamento poder fazer esta justa homenagem”, afirmou a deputada. “Além de se dedicarem a salvar a vida humana, muitas vezes arriscando suas próprias vidas, os bombeiros ainda encontram tempo e disposição para a execução de projetos sociais e educativos, levando orientação para crianças e jovens, formando gerações comprometidas com a segurança e a cidadania”.

Ana Paula lembrou que a Assembleia trabalha pela aprovação do PL 65/13 e destacou o compromisso de levar a proposta para votação em Plenário antes do recesso parlamentar de julho.

O presidente da Assembleia, deputado Joares Ponticelli (PP), também ressaltou a importância dos bombeiros e afirmou que os parlamentares estão comprometidos com a aprovação do projeto. “Esta Casa não ficará sem dar essa resposta à sociedade, em nome de 242 vidas que se perderam por causa da falta de uma legislação como essa que estamos prestes a aprovar”, disse o deputado, referindo-se às vítimas da tragédia da Boate Kiss, em Santa Maria (RS), ocorrida em janeiro deste ano.

Divisor de águas
O tenente coronel Julio Cesar da Silva, que usou a tribuna em nome dos bombeiros, agradeceu o Parlamento pela eventual aprovação do PL 65/13. “Esse projeto será um verdadeiro divisor de águas para o Corpo de Bombeiros”, definiu.  “Queremos uma sociedade catarinense segura, protegida, para que as pessoas não percam a vida gratuitamente, pois nos angustiamos ao ver pessoas perdendo a vida por algo que poderia ser evitado”.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, coronel Marcos de Oliveira, afirmou que o PL permitirá à corporação oferecer mais segurança a toda a comunidade catarinense. “Ser bombeiro é mais que uma profissão, uma vocação, um estilo de vida dedicado à proteção das pessoas”, complementou.

Representando o governador Raimundo Colombo, o secretário de Estado de Segurança Pública, César Augusto Grubba, afirmou que o estado investirá R$ 32 milhões, por meio do Pacto por Santa Catarina, na modernização da corporação, com a aquisição de equipamentos, veículos e aumento do efetivo.  “É nos bombeiros que a população reconhece a mão amiga de um estado protetor”, disse.

O deputado Sargento Amauri Soares (PDT) lembrou casos de bombeiros que perderam a vida em serviço, como ocorreu em 2007, durante um grave acidente na BR-282, em Maravilha. “Não quero entristecer o ambiente recordando essas histórias, mas apenas ressaltar a grandeza dessa instituição e tudo o que ela representa”. Também prestigiaram a sessão os deputados José Milton Scheffer (PP) e Reno Caramori (PP).

Homenagens
Além da corporação, foram homenageados os batalhões do Corpo de Bombeiros Militar de São Miguel do Oeste, Florianópolis, Curitibanos, Lages, Tubarão, Canoinhas, Balneário Camboriú e Blumenau. Os bombeiros mirins também foram homenageados com diplomas e medalhas.

Tayga Crisitna Lindner, que participa do projeto social em Blumenau, destacou a importância da iniciativa na formação dos jovens. “O projeto possibilitou adquirimos grande aprendizado para levar ao longo da vida, na prevenção e remediação de pequenas emergências, que colaboram para a nossa formação enquanto cidadãos responsáveis”.

Saiba mais
O Dia do Bombeiro é comemorado no Brasil anualmente em 2 de julho. Nesse dia, em 1856, surgiram os primeiros registros dos serviços de um corpo de bombeiros no país, por meio de um decreto assinado pelo imperador Dom Pedro II. A data foi oficializada em 1954pelo presidente Getúlio Vargas.

Já o Bombeiro Mirim é um programa de apoio pedagógico e complementação educacional, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina em parceria com instituições públicas, privadas e voluntários. O público-alvo são estudantes entre  7 e 14 anos de idade. Eles recebem noções diversas sobre prevenção de incêndios, de acidentes, primeiros socorros, cuidados com o meio ambiente, combate às drogas, entre outros.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar