Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
30/11/2018 - 11h34min

Em eleição apertada, Adelar Provenci é reeleito presidente da Uvesc

Imprimir Enviar
Adelar José Provenci foi reeleito presidente da Uvesc

Após três dias de palestras e debates sobre diversos temas ligados às administrações municipais, terminou na manhã desta sexta-feira (30), na Assembleia Legislativa, a edição de 2018 do Congresso Estadual de Vereadores. O encerramento do evento, promovido pela União dos Vereadores de Santa Catarina (Uvesc), teve como destaque a eleição da diretoria que comandará a entidade no biênio 2019-2020.

Ao final do pleito, do qual participaram 179 votantes, a chapa liderada pelo atual presidente da Uvesc, Adelar José Provenci, que atua como vereador de Herval D’Oeste, venceu por 86 votos, um a mais em relação ao adversário. Houve ainda oito votos nulos.

Após a divulgação do resultado, Provenci anunciou os planos para o próximo mandato. “Estamos com uma expectativa muito grande de fazer mudanças, pois as coisas evoluem muito rápido e nós temos que acompanhá-las. Temos várias batalhas a travar junto aos governos estadual e federal, sempre defendendo o Poder Legislativo e os vereadores para que a Uvesc continue sendo vista como uma das entidades representativas mais respeitadas do Brasil.”

Entre os temas de âmbito federal que devem receber o acompanhamento da Uvesc, disse, está a reforma da previdência social. “Um plano que temos junto à diretoria é, no ano que vem, atuar junto aos deputados federais e senadores catarinenses para que a planejada reforma da previdência seja algo justo para todo mundo.”

Balanço do congresso
Na ocasião, Provenci também fez um balanço do congresso, que contou com três dias de atividades. “Consideramos o resultado do evento muito positivo, com quase 450 vereadores participando aqui em Florianópolis da discussão de diversos temas de interesse do Poder Legislativo e palestras ministradas por especialistas de órgãos como o Ministério Público e Tribunal de Contas. Isso mostra que a Uvesc hoje tem credibilidade junto às câmaras municipais.”

Composição da chapa vencedora

  • Conselheiro presidente: Adelar José Provenci, de Herval D’Oeste;
  • Conselheira vice-presidente: Judite Moser Pisetta, de Rio do Oeste;
  • Conselheiro secretário-geral: Ivo Schaeffer, de Ancheita;
  • Conselheiro de desenvolvimento regional: Claimar Cesar de Conto, de Chapecó;
  • Conselheiro de assuntos políticos: Vagner Borges da Costa, de Antônio Carlos;
  • Conselheiro de assuntos parlamentares: Osvaldo Metzner, de Indaial;
  • Conselheira de assuntos legislativos: Loreci Maria Orsolin, de Palmitos;
  • Conselheiro de assuntos metropolitanos: Odir Nunes, de Joinville;
  • Conselheiro de assuntos do interior: Maria Tereza Capra, de São Miguel do Oeste;
  • Conselheiro suplente: Evandro Pegoraro, de Concórdia;
  • Conselheiro presidente do Conselho Fiscal: Felipe Patzlaff, de Arabutã;
  • Conselheiro vice-presidente do Conselho Fiscal: Remi Antonio Sulzbacher, de Pinhalzinho;
  • Membro efetivo do Conselho Fiscal: Antonio Carlos Contezini, de Rio do Campo;
  • Membro suplente do Conselho Fiscal: Leila Dione Schaeffer Conci, de Quilombo.

Moções aprovadas
O congresso da Uvesc contou ainda com a aprovação de sete moções.

  • Da Câmara Municipal de Mafra: moção de apelo ao Secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande, para a manutenção da Secretaria Regional de Saúde no município.
  • Da Câmara Municipal de Mafra: moção de apelo ao governador eleito do Estado, Carlos Moisés, para o aumento do quadro efetivo do Corpo de Bombeiros Militar no município.
  • Da Câmara Municipal de Pinhalzinho: moção de repúdio e preocupação, com as manifestações nas redes sociais e exposição da imagem feminina em nome de protestos contra posições políticas e candidaturas, desqualificando a luta das mulheres por igualdade, respeito e reconhecimento.
  • Da Câmara Municipal de Pinhalzinho: moção de repúdio aos presidentes e parlamentares da bancada catarinense da Câmara dos Deputados e do Senado Federal pelo Decreto nº 9.546, de 30 de outubro de 2018, com a defesa da sua revogação imediata. O decreto exclui a previsão de adaptação das provas físicas para candidatos com deficiência para seleção em concursos públicos e processos seletivos no âmbito da administração pública federa direta e indireta.
  • Da Câmara Municipal de Pinhalzinho: moção de apoio à mobilização dos professores de educação especial; de repúdio à revogação do edital do processo seletivo para a contração de professores Admitidos em Caráter Temporário (ACTs) 2019 da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE); e de apelação à sensibilização do governo do Estado.
  • Da Câmara Municipal de Xavantina: moção de apelo ao presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), Paulo Roberto Tesseroli França, para que restaure a SC-155, em especial o trecho de Seara a Xanxerê, passando pelo território de Xavantina.
  • Da Associação das Câmaras Municipais do Oeste de Santa Catarina (Acamosc): moção de apelo ao governador do Estado, Eduardo Pinho Moreira, à Secretária de Estado da Educação, Simone Schramm, e aos deputados estaduais, para a manutenção da contratação dos profissionais que prestam serviço como segundos professores na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). 
Alexandre Back
Agência AL

Voltar