Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
25/02/2019 - 16h29min

Egressa do PAB está na 8ª fase de Direito e sonha atuar na justiça gratuita

Imprimir Enviar
Bianca de Assunção Pires, egressa do PAB e aluna da 8ª fase de Direito da UFSC

Bianca de Assunção Pires (21), egressa do Programa Antonieta de Barros (PAB) de ação afirmativa da Assembleia Legislativa, está na 8ª fase de Direito na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e sonha atuar na chamada justiça gratuita.

“Não sei ainda o que quero seguir, mas vou fazer concurso, fiz o da UFSC ontem, mas sonho com a Defensoria Pública, uma forma de ajudar as minorias. No escritório modelo atendemos de forma gratuita e tem muita gente que precisa, a justiça gratuita é uma área pesada, com muita demanda”, justificou Bianca, que conversou com a reportagem da Agência Alesc na tarde de segunda-feira (25), na Reitoria da UFSC.

Através do PAB, Bianca Pires trabalhou na Assembleia Legislativa de 2014 a 2016, atuando em diversos setores, entre eles a Rádio AL.

“Estava fazendo cursinho e trabalhando na Assembleia quando veio a decisão do que queria para o meu futuro, ali dentro do PAB e nas aulas de formação continuada. A gente tinha muito apoio e comecei a pesquisar sobre Direito, comecei a conversar com pessoas, fiz o vestibular e passei, continuei e estou aqui”, descreveu a acadêmica.

Depois de completar os dois anos no PAB, Bianca foi para o Tribunal Regional Eleitoral e atualmente presta serviços na Secretaria de Aperfeiçoamento Institucional, da UFSC.

“É uma secretaria de apoio ao reitor, faz pareceres na área de direito administrativo, estou aprendendo na prática”, explicou Bianca.

Além disso, a estudante já começou a redigir o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), último grande desafio antes da formatura.

“Estou fazendo a análise de um caso concreto, o caso “Gracinha”, uma mulher negra e quilombola que perdeu a guarda dos filhos, estou analisando as atividades da Justiça, ela foi tratada de forma desumana, será uma análise com base no feminismo negro, estou trabalhando nisso, quero me formar no segundo semestre de 2020”, informou a futura advogada.

Recado aos estagiários do PAB
“Diria para se dedicarem ao estágio que vale muito a pena, tem muita gente que quer ajudar e fazer crescer”, garantiu Bianca.

 

Vítor Santos
Agência AL

Voltar