Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
24/04/2014 - 12h38min

Economia solidária é tema de conferência regional no Palácio Barriga Verde

Imprimir Enviar

Representantes de empreendimentos de economia solidária, entidades de apoio e agentes públicos participam hoje (24) da 3ª Conferência de Economia Solidária da Grande Florianópolis, no Plenarinho Paulo Stuart Wright da Assembleia Legislativa. Durante o encontro serão debatidas as reivindicações e propostas regionais a serem levadas para a conferência estadual, no mês de maio, assim como eleitos os 12 delegados que devem representar a região no encontro estadual.

Os empreendimentos de economia solidária se diferenciam das demais iniciativas empreendedoras porque se baseiam na autogestão, na solidariedade e no trabalho coletivo. A organização é associativa e todas as decisões são tomadas coletivamente, conforme explica Mirian Abe Alexandre, membro da comissão organizadora da conferênciaregional. “Um dos principais desafios do movimento é organizar melhor os empreendimentos e iniciativas para avançar, sobretudo, na comercialização dos produtos”, destaca.

As discussões da conferência foram divididas em quatro eixos, conforme o acúmulo de debate dos dois encontros anteriores: comercialização e consumo; finanças solidárias; educação, assessoria e formação; e integração das políticas públicas. “Em cada eixo, os grupos vão fazer um balanço dos avanços e elencar novas proposições”, explica Mirian.

Dentre os representantes do movimento serão escolhidos seis delegados para a conferência regional. As outras seis vagas devem ser divididas entre entidades de apoio e fomento e gestores públicos.Uma mostra de produtos foi montada pelos representantes do movimento na conferência para ilustrar a produção local da economia solidária.

Na Grande Florianópolis, os empreendimentos de economia solidária podem ser agrupados em dois grupos. No meio urbano, o movimento produz artesanato, enquanto no meio rural organizam-se empreendimentos de agricultura agroecológica.

Lisandrea Costa
Agência AL

Voltar