Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
16/01/2017 - 14h55min

Dr. Vicente assume Secretaria de Estado da Saúde

Imprimir Enviar
Dr. Vicente é o novo titular da pasta da Saúde.

O deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) protocolou, na tarde desta segunda-feira (16), o pedido de licença do cargo na Assembleia Legislativa de Santa Catarina para integrar o secretariado do governo de Raimundo Colombo (PSD). A posse na Secretaria de Estado da Saúde (SES) está marcada para terça-feira (17), às 10h30, no Teatro Governador Pedro Ivo, no Centro Administrativo. Ele substitui João Paulo Kleinübing na pasta.

Perfil
Nascido em Blumenau (SC), Caropreso é formado em Medicina, com especialização em Neurologia. Atuou em hospitais das cidades de Florianópolis, Brusque, Blumenau e Jaraguá do Sul. Foi eleito vereador em Jaraguá do Sul em 1996, deputado federal para a legislatura 1999-2003 e deputado estadual em 2014, com 41.089 votos.

Suplente
Conforme a Diretoria Legislativa da Assembleia Legislativa, o segundo suplente da coligação “Muda Santa Catarina” (PSDB/PEN), o ex-deputado Nilson Gonçalves (sem partido), será convocado para ocupar a cadeira vaga no Parlamento catarinense. O apresentador de rádio e TV tem 66 anos e é natural de Curitiba (PR).

Gonçalves disputou as eleições de 2014 pelo PSDB, conquistando 30.702 votos. Já exerceu mandato na Alesc entre a 14ª e a 17ª legislaturas, de 1999 a 2015.

Planos do novo secretário
Na avaliação de Caropreso, gerenciar a pasta da Saúde em Santa Catarina é um grande desafio. “Principalmente do lado financeiro e, acima de tudo, gerencial. Tenho pela frente um orçamento em torno de R$ 3,2 bilhões. Só 18 hospitais – 13 públicos totalmente gerenciados pelo Estado e 5 por organizações sociais – já consomem a metade do orçamento. Então é um desafio muito grande, mas vamos encarar com garra, vontade de fazer acontecer”, disse. “Uma verdadeira operação de guerra vai ser deflagrada justamente para gerenciar melhor esse grande volume de recursos e fazer com que haja mais dinheiro para o restante do Estado no quesito hospitalar e também não hospitalar”, acrescentou.

O novo secretário planeja conduzir a administração da SES com foco na prevenção. “Tanto é que vamos depositar uma grande importância na Vigilância Epidemiológica em relação a essa fase inicial, de calor e chuva, quando o Aedes aegypti multiplica-se exponencialmente, podendo causar inúmeras doenças, como a dengue, a zika e a febre chikungunya.”

Outra prioridade é combater a sífilis, principalmente a congênita, e a febre amarela. “Não vamos deixar de lado esses agravos importantes. Estamos preparados, mas queremos fazer com que a população catarinense e todas as pessoas que lidam com a área da saúde, gerentes regionais ou secretários municipais, sejam informados de que vamos exigir responsabilidade e dedicação.”

Deputados licenciados
Na semana passada, três deputados estaduais pediram licença dos cargos para compor o secretariado de Colombo. Leonel Pavan (PSDB) assumiu a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte; Valmir Comin (PP) passou a comandar a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação; e Luiz Fernando Vampiro (PMDB) é o novo titular da Secretaria de Estado da Infraestrutura. Eles foram substituídos, respectivamente, por Dóia Guglielmi (PSDB), Altair Silva (PP) e Nilso Berlanda (PR).

O Governo Colombo já conta com outros três deputados licenciados, os peemedebistas Ada de Luca (Justiça e Cidadania), Carlos Chiodini (Desenvolvimento Econômico Sustentável) e Moacir Sopelsa (Agricultura e Pesca).

Ludmilla Gadotti
Rádio AL

Voltar