Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
09/08/2017 - 17h10min

Divergências adiam votação de moção sobre fechamento de hospital

Imprimir Enviar
Sessão ordinária desta quarta-feira (9)

Uma moção sobre o possível fechamento de um hospital na Grande Florianópolis causou polêmica entre os deputados estaduais durante a Ordem do Dia da sessão ordinária desta quarta-feira (9), na Assembleia Legislativa. O impasse sobre a aprovação da moção, de autoria do deputado Neodi Saretta (PT), levou ao adiamento da votação da matéria para a próxima quarta-feira (16).

No documento, Saretta, que também é presidente da Comissão de Saúde da Alesc, manifestava à Secretaria de Estado da Saúde (SES) contrariedade ao fechamento do Hospital Santa Teresa, no município de São Pedro de Alcântara. A unidade foi inaugurada em 1940, com a presença do então presidente Getúlio Vargas, com o objetivo de atender portadores de hanseníase. Atualmente, ela é mantida pelo governo estadual e atende pacientes psiquiátricos e serve de apoio para pessoas que estão em atendimento em outros hospitais da região.

A notícia sobre o possível fechamento do Santa Teresa veio à público na semana passada. Conforme Saretta, prefeito e vereadores de São Pedro de Alcântara vieram à Assembleia na tentativa de evitar o encerramento das atividades do único hospital da cidade. "A comunidade regional está cobrando uma posição da Assembleia sobre esse assunto", justificou Saretta.

Dirceu Dresch (PT), que também assinou a moção, e Rodrigo Minotto (PDT) defenderam a aprovação, mas outros parlamentares não concordaram com o teor da moção. Dalmo Claro (PSD) e Fernando Coruja (PMDB) afirmaram que é necessário reavaliar a atuação do Hospital Santa Teresa. Eles destacaram que hospital tem um custo muito elevado para a pequena quantidade de pacientes que atende atualmente.

"O governo não pode abandonar as pessoas que estão lá, mas é preciso reavaliar a atuação desse hospital, pois ele perdeu sua finalidade", disse Coruja. "Da forma como ele está, é melhor que não funcione, porque o benefício é muito pequeno", completou Dalmo.

Darci de Matos (PSD), Nilson Gonçalves (sem partido) e Mauro de Nadal (PMDB) também manifestaram contrariedade ao teor da moção. Diante do impasse, Saretta acatou sugestão do presidente da Assembleia, deputado Silvio Dreveck (PP), que adiou a votação da matéria para a próxima quarta-feira, com o objetivo que os parlamentares tenham mais informações sobre o assunto.

Saretta informou que na terça-feira (15), o secretário de Estado de Saúde, Vicente Caropreso, estará na reunião da Comissão de Saúde da Assembleia. Na ocasião, o assunto será abordado.

Projetos
Três proposições foram aprovadas pelos deputados durante a sessão desta quarta. O Projeto de Lei (PL) 203/2017, de Neodi Saretta, cria o Dia Estadual de Conscientização sobre a Fissura Labiopalatina. A data será comemorada anualmente em 24 de junho e incluída no calendário oficial do estado. Já o PL 404/2016, do deputado Narcizo Parisotto, institui a Semana em Homenagem aos Heróis de Santa Catarina, celebrada entre os dias 19 e 25 de agosto em memória a policiais e bombeiros que perderam suas vidas em ação.

Também foi aprovado o Projeto de Resolução 17/2015, da deputada Luciane Carminatti (PT), que cria o Programa Carona Solidária na Assembleia Legislativa.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar