Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
06/05/2016 - 17h13min

Dive alerta meninas de 9 a 13 anos para importância da vacina contra HPV

Imprimir Enviar

Com a perspectiva de imunizar 80% das 46,9 mil meninas, de 9 a 13 anos, residentes nos 295 municípios catarinenses, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) do estado está promovendo uma ação de intensificação da vacina contra o HPV (papilomavírus humano), disponível durante o ano todo nos postos de saúde. De acordo com a diretoria, a ação visa incentivar a imunização na fase da adolescência, para que as meninas cheguem a vida sexual imunes, além de contribuir no combate ao câncer do colo de útero.    
Ao explicar que basta uma única exposição ao vírus para que a pessoa seja infectada, a gerente de Imunização da Dive, Vanessa Vieira, ressalta que na maioria  dos casos não há lesões visíveis, assim as pessoas infectadas acabam transmitindo o vírus sem saber que estão infectadas. Segundo Vanessa, a partir deste ano o Ministério da Saúde determinou que a vacina seja aplicada em duas doses, sendo que anteriormente eram necessárias três doses. "As meninas que ainda não tomaram a vacina ou que não completaram as doses necessárias também precisam ser vacinadas para ficarem imunes ao vírus. Com 98% de eficácia, a vacina faz parte do calendário nacional e protege contra os quatro subtipos do vírus", informou.   
Responsável pela quarta causa de morte na população feminina no Brasil, o HPV é o principal fator responsável pelo câncer de colo de útero. Com 50 mil doses disponíveis gratuitamente em 1,2 mil Unidades de Saúde da rede pública em Santa Catarina, Vanessa destaca que as meninas desta faixa etária não necessitam de autorização ou acompanhamento dos pais nas salas de vacinas. "As portadoras de HIV podem apresentar, em qualquer posto de saúde, uma declaração médica de que possuem o vírus para receber a dose gratuita da vacina."
Na ocasião, a gerente destacou que com a ação voltada para as meninas é possível proteger os homens, pelo que chamamos de imunidade de rebanho. "Vale lembrar que a contaminação com o HPV acontece entre meninos e meninas, porém com as meninas protegidas consequentemente eles ficam protegidos." 

Documentação
Para receber a vacina nos postos de saúde, basta apresentar um documento ou a carteira de vacinação. Nas escolas, caso os responsáveis não autorizem a imunização, devem encaminhar um termo de recusa assinado.

HPV
O HPV é transmitido pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas, na maioria das vezes, através da relação sexual desprotegida.
Estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras do HPV, sendo 70% infectadas aos 16 e 18 anos, que são de alto risco para o desenvolvimento do câncer de colo de útero.

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar