Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
06/11/2013 - 10h36min

Dia Nacional do Técnico Agrícola é comemorado no Legislativo Estadual

Imprimir Enviar
José Carlos Brancher, da Atasc, recebe homenagem dos deputados durante a sessão especial. FOTO: Carlos Kilian/Agência AL

No Dia Nacional do Técnico Agrícola, comemorado nesta terça-feira (05), data em que foi promulgada a Lei nº 5.524/68, que cria a profissão, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina homenageou a categoria, em sessão especial proposta pelo deputado Altair Silva (PP). Autoridades, personalidades e representantes de entidades que contribuíram para o fortalecimento da atividade agrícola no estado, e especialmente na defesa do exercício da profissão, prestigiaram a solenidade realizada no Plenário Deputado Osni Régis, na noite desta terça.

Técnico agrícola de formação, Altair destacou a importância da profissão para agricultura brasileira. Segundo o parlamentar, a data promove o reconhecimento dos profissionais que fomentam a produção, levando assistência técnica para as propriedades rurais possibilitando o conhecimento e a troca de novas experiências e pesquisas.

“A forte participação dos técnicos agrícolas no setor produtivo de Santa Catarina coloca o estado como referência nacional na produtividade, tanto no desenvolvimento da avicultura, suinocultura, bovinocultura leiteira, da fruticultura, entre outras atividades que são referência”, destacou.

Ao avaliar positivamente e fundamental a atividade do técnico agrícola em solos catarinenses, o presidente da Associação dos Técnicos Agrícolas de Santa Catarina (Atasc), José Carlos Brancher, explicou que o estado possui o maior contingente de minifúndios do Brasil. “A partir desta profissão, o produtor rural tem acesso e conhecimento das novas tecnologias, que possibilitam uma melhor e maior produtividade, proporcionando assim uma melhor qualidade de vida tanto para o produtor rural quanto para sociedade em geral que adquire em suas casas produtos de qualidade”, ressaltou.

Já o presidente do Sindicato dos Técnicos Agrícolas de Santa Catarina (Sintagre), Antônio Tiago da Silva, observou que a homenagem simboliza o reconhecimento e a importância da categoria no desenvolvimento deste país. Para ele, no entanto, muitas são as dificuldades que precisam ser vencidas pela profissão, em especial a garantia do técnico agrícola no seu espaço de trabalho. “Entre nossas lutas, estamos sempre na busca para que os novos profissionais que ingressam na profissão possam ter espaço no campo profissional defendendo assim a legislação da profissão”, aponta.

Homenagens
Em nome dos homenageados, Hugo Bihel, que é técnico agrícola, com vasta atuação na carreira pública como deputado estadual e federal, falou sobre a satisfação de observar ao longo dos anos o fortalecimento da categoria que luta pelo seu espaço. “Profissão relevante para o estado, o técnico agrícola é um profissional imprescindível para o país. Por excelência, o técnico agrícola tem uma grande sensibilidade com os produtores rurais estabelecendo preparo técnico para difundir a tecnologia”, observou.

Em Santa Catarina, o ex-deputado estadual José Zeferino Pedroso foi o autor do Projeto de Lei que deu origem ao Dia do Técnico Agrícola no estado, como forma de contribuir e valorizar este profissional que, segundo ele, possui importante atuação no desenvolvimento da atividade agrícola no estado. O projeto deu origem à Lei Estadual nº 7.500, sancionada em 9 de novembro de 1988 pelo então governador Pedro Ivo Campos.

Além de Altair Silva, os deputados Darci de Matos (PSD), José Milton Scheffer (PP), Manoel Mota (PMDB) e Moacir Sopelsa (PMDB) participaram da solenidade.

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar