Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
16/10/2014 - 10h27min

Dia Mundial da Alimentação é tema de reflexão na tribuna

Imprimir Enviar
Representante no Consea, Adélia Maria Schmitz defende acesso à alimentação de qualidade. FOTO: Juliana Stadnik/Agência AL

A agricultora familiar e representante do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Adélia Maria Schmitz, utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa na manhã de hoje (16), durante a sessão ordinária, para fazer uma reflexão sobre o Dia Mundial da Alimentação, comemorado em 16 de outubro. O espaço foi solicitado pelo deputado Volnei Morastoni (PT). Adélia defendeu que as pessoas tenham alimento de qualidade, em quantidade suficiente para garantir uma vida digna e saudável.

“A pessoa que se alimenta bem é feliz, tem autoestima elevada e capacidade de pensar. Quando a pessoa não tem o alimento garantido, sua única preocupação gira em torno da alimentação”, comentou. Para Adélia, alimentar-se bem não é comer muito, nem simplesmente comer para matar a fome, mas ingerir alimentos de acordo com as necessidades do organismo.

Oriunda do Movimento das Mulheres Camponesas (MMC), a representante do Consea ensinou que para produzir alimentação de qualidade é preciso ter cuidados com o solo, com a água e com os animais que servirão de alimento. “Precisamos reforçar a produção agroecológica para termos alimentação digna e sadia, para termos saúde, e não doenças. O alimento deve ser o nosso remédio”, defendeu.

Conforme destacou Adélia, 2014 é o Ano Internacional da Agricultura Familiar, instituído pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). No Brasil, cerca de 70% dos alimentos consumidos pela população são produzidos pela agricultura familiar.

Lisandrea Costa
Agência AL

Voltar