Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
18/09/2014 - 17h32min

Detran/SC comemora a semana nacional de trânsito capacitando servidores e agentes de trânsito

Imprimir Enviar
“Proteção e Prioridade ao Pedestre” é foco das ações. FOTOS: Miriam Zomer/Agência AL

Para melhor atuação na fiscalização e segurança do trânsito, o Detran/SC, entre as inúmeras ações realizadas, promoveu nesta semana um curso de capacitação para seus servidores e agentes de fiscalização de trânsito. Em menção à Semana Nacional do Trânsito, que acontece de 18 a 25 de setembro, o curso, além de rever todas as infrações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) focou nas infrações previstas aos pedestres, sendo que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) traz como tema “Proteção e Prioridade ao Pedestre”.
 
Coordenadora de Convênio e Infrações do Detran, Graziela Casas Blanco destacou a importância de reciclagem do conhecimento dos profissionais que atuam como agentes de trânsito. Segundo ela, o aperfeiçoamento destes profissionais proporciona uma melhor atuação durante a aplicação de infrações e flagragem dos condutores, no dia a dia. “A partir deste trabalho, os agentes podem melhor auxiliar os pedestres na travessia e consequentemente punir o condutor que eventualmente não respeita a faixa de segurança, entre outras infrações”, avalia.

Na ocasião, Graziela destacou que entre as ações se destaca as blitz educativas e as reuniões realizadas com órgãos credenciados juntamente com os municípios que fazem parte do Sistema Nacional de Trânsito. Das ações apresentadas, Graziela ressaltou também que, este ano, uma equipe do Detran chamada de “Balada pela Vida – álcool e direção mistura fatal” estará participando, no próximo dia 21, de uma corrida nacional pela vida. 

Já na visão do capitão da Policia Militar de São Paulo, Julyver Modesto de Araujo, o pedestre é a parte mais frágil do trânsito, tanto que o Código de Trânsito Brasileiro prevê uma ordem de responsabilidade, na qual os veículos maiores são responsáveis pelos menores, os motorizados pelos não motorizados, buscando assim proteger o pedestre.

Na condição de instrutor do curso, Araujo enfatizou que  a atividade visa rever todas as infrações de trânsitos previstas no CTB, dando ênfase para aqueles que protegem o pedestre, uma vez que cada um de nós é responsável pela segurança no trânsito. “Durante esta reciclagem estamos vendo a recente modificação feita na Constituição Federal, que prevê  que a segurança viária faz parte da segurança pública, impondo isso como responsabilidade de todas as pessoas. Independente de ser um pedestre ou um ciclista todos devemos nos sentir responsáveis pela segurança do trânsito”, lembrou.
          
Entre os participantes, o diretor da Guarda Municipal, Jean Cardoso,  informou que além de participar de todas as ações juntamente com os outros órgãos de segurança do trânsito, a Guarda Municipal realiza todos os anos um concurso de desenho e redação, onde 100% dos alunos da rede pública de ensino participam da iniciativa. “Nesta ação, os alunos de 1ª e 2ª produzem um desenho e os alunos de 3ª e 4ª escrevem uma redação com relação ao trânsito. Desta atividade é selecionado primeiro, segundo e terceiro colocados, que recebem uma premiação. Assim estamos ensinando crianças a serem futuramente condutores mais conscientes”, avalia.
    
Auxiliar de Instrução e Planejamento da Policia Militar, o sargento Moises do Nascimento explica que a PM atua em parceria com outros órgãos na realização de campanhas buscando por em prática os conhecimentos teóricos que possam contribuir para a segurança. “Trabalhamos nestas campanhas visando promover a segurança de todos, desde o pedestre, visto como o mais fraco, até os veículos mais fortes”, explica. Durante a entrevista, Nascimento destacou o trabalho realizado por uma soldada da PM, que com a autorização da corporação realiza um trabalho de educação no trânsito com crianças, em algumas escolas do batalhão. “Atravessar na faixa de segurança, usar o cinto e a cadeirinha em veículos está na pauta de ensinamentos”, informou.

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar