Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
17/06/2018 - 23h10min

Desfiles atraem milhares de pessoas a Nova Veneza durante o final de semana

Imprimir Enviar
O Carnevale Di Venezia foi uma das principais atrações dos quatro dias de festa.

O frio intenso que dominou o estado neste final de semana não foi obstáculo às milhares de pessoas que se perfilaram em torno da Rua dos Imigrantes, em Nova Veneza, para acompanhar os desfiles do Carnavale di Venezia e da Saga dos Valentes, atrações da 14ª edição da Festa da Gastronomia Típica Italiana, que se encerrou na noite deste domingo (17) após quatro dias de atividades.

Um dos eventos mais aguardados pelo público, o Carnevale di Venezia aconteceu na noite de sábado, tendo como tema “As Quatro Estações”, do compositor barroco italiano Antonio Vivaldi. O cortejo contou com a presença de cerca de 500 participantes, trajados com fantasias de época e contemporâneas, além de carros alegóricos, um dos quais transportando a rainha da festa, Letícia Back, a 1ª princesa Karini Michels, e a 2ª princesa Cristiane Sávio.

A participação no Carnevale di Venezia já se tornou uma tradição para muitos moradores do município, como Nei Brolesi, que há quatro anos integra o cortejo e  nesta edição estava acompanhado da esposa e do filho de 9 anos, todos devidamente caracterizados para a ocasião. "Essa festa é bonita, contagia, é um universo diferente. Começamos por influência de amigos e hoje não abrimos mão de participar", disse.

Outros participantes preferiram reunir grupos de amigos e desfilar em blocos, como Daiane Sávio Mondardo e Andressa Vitali, que criaram as próprias fantasias para compor o "Magia Del Colori". "No inicio do ano já começamos a fazer reuniões para termos algumas ideias e nas últimas semanas iniciamos a confecção das fantasias. Nós temos um orgulho muito grande de participar da festa e fazer com que ela aconteça da melhor forma possível para que tudo fique bonito e que a cada ano mais turistas venham visitar nossa cidade", disse Daiane. Confira aqui mais fotos do Carnevale.

Desfile das Famílias

Outro ponto forte da Festa da Gastronomia Típica Italiana que atraiu multidões às ruas de Nova Veneza foi a "Saga dos Valentes", na qual as famílias que colonizaram o município têm a oportunidade de homenagear alguns de seus membros por suas destacadas contribuições à comunidade local.

O desfile contou com a participação de cerca de 2 mil pessoas, divididas em 54 blocos, integrados por famílias, lideranças políticas e entidades. No evento, cada família pôde homenagear até três pessoas, que foram condecoradas com medalhas.

Entre os blocos participantes estava o dos Vitali, que contava com 25 integrantes e indicou a matriarca da família, Maria Vitali, de 69 anos, para receber a medalha dos valentes. "Ela sempre foi uma pessoa muito humilde, que desde cedo na vida trabalhou duro na agricultura para criar os filhos e que ainda achava tempo para se dedicar à comunidade, por meio do voluntariado", disse a pedagoga Roseli Vitali. Veja mais sobre o desfile das famílias.

Objetivo alcançado

Encerrado na noite deste domingo, o evento também marcou os 127 anos de fundação e os 60 anos de emancipação político-administrativa de Nova Veneza. Durante os quatro dias de programação, restaurantes e tendas de comida disponibilizaram aos visitantes pratos característicos da culinária italiana, tais como fortaias, polentas, minestras e pizzas, além do vinho produzido localmente.

As atrações, todas com entrada franca, incluíram ainda apresentações de dança, shows com bandas e corais, olimpíadas coloniais e um concurso de degustação de vinhos às cegas.

Para o prefeito da cidade, Rogério Frigo (PSDB), o objetivo de manter a quantidade e diversidade de atrações, sem comprometer a qualidade, foi alcançado, bem como a meta de atrair 100 mil visitantes. "A Festa da Gastronomia vem alcançando sucesso todos os anos, mas, sem dúvida nenhuma, esta foi uma das maiores edições. Houve muitas mudanças na questão de profissionalizá-la, porque ela se tornou muito grande. Mas toda a população da cidade se envolveu, participou, e o resultado foi muito positivo. Desde o seu início verificamos um movimento muito grande nas atrações programadas, com muitos turistas vindo para a nossa cidade."

Alexandre Back
Agência AL

Voltar