Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
12/06/2019 - 16h30min

Desembargadora do TRT destaca Dia de Combate ao Trabalho Infantil

Imprimir Enviar
Teresa Cotoski é gestora regional Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem em SC
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

A desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-12) Teresa Regina Cotosky ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, na tarde desta quarta-feira (12), para se manifestar sobre o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, celebrado em 12 de julho. Ela é gestora regional Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, desenvolvido em todo o país, e ocupou a tribuna a convite do deputado Fernando Krelling (MDB).

Segundo ela, no Brasil, são 2,5 milhões de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil. Só em Santa Catarina, são quase 100 mil nessa situação.

“Elas são submetidas a condições precárias, expostas a inúmeros riscos e muitas vezes recebem remuneração ou nenhum tipo de pagamento”, informou a desembargadora.  “Quase metade das crianças entre 5 e 13 anos estão na atividade agrícola, o que é uma realidade em nosso estado.”

Um dos efeitos mais preocupantes do trabalho infantil, segundo ela, é a evasão escolar. “Elas deixam a escola para ajudar no sustento da família e raramente retornam aos bancos escolares.”

Teresa defendeu a instituição de políticas públicas de longo prazo, garantindo ensino de qualidade, com escolas em tempo integral, que propiciem a profissionalização. “O combate ao trabalho infantil representa um investimento no futuro dos nossos filhos, dos nossos netos, do estado e do país”, afirmou.

Para marcar a data, a Assembleia realiza na noite desta quarta uma sessão especial. Além disso, também nesta quarta, tem início uma exposição de desenhos sobre o tema, no hall do Palácio Barriga Verde, sede da Alesc.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar