Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
26/11/2019 - 17h51min

Desembargador Norberto Ungaretti é homenageado na Alesc

Imprimir Enviar
Deputado Mauro de Nadal e Ecely de Souza Ungaretti

Falecido em 9 de janeiro de 2014, o desembargador e professor Norberto Ulysséa Ungaretti já havia escrito mais de 300 páginas do livro “Jerônimo Coelho”. Na suspensão da sessão ordinária desta terça-feira (26), a obra foi apresentada e o autor homenageado, juntamente com o Grande Oriente de Santa Catarina e a Loja Maçônica Jerônimo Coelho nº 13, peça passagem dos 70 e 50 anos, respectivamente.

“Um dos mais brilhantes intelectuais de Santa Catarina, que contratou com recursos próprios um pesquisador do Rio de Janeiro para nos brindar com um impressionante relato do 2º Império (1840-1889), não ficando restrito somente à biografia do mais ilustre catarinense da época”, enfatizou o jornalista Moacir Pereira. Ele agradeceu à generosidade da família Ungaretti por autorizar a publicação da obra.

Moacir Pereira destacou a importância cultural do livro, por imortalizar e resgatar a memória, informando que Norberto Ungaretti foi desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, professor da UFSC, atuou como assessor do governo do Estado em várias gestões, além de integrante do Instituto Histórico e Geográico (IHG/SC) e presidente da Academia Catarinense de Letras.

Humildade
O deputado Julio Garcia (PSD), presidente da Assembleia Legislativa, declarou que teve o privilégio de conhecer o homenageado. “Uma figura humana ímpar. Além do grande conhecimento e cultura, o que mais chamava a atenção era sua humildade. Tratava a todos sem distinção.”
O parlamentar citou algumas passagens em que Ungaretti compareceu à Casa, sempre se destacando com belos discursos. “O seu amigo Jorge Bornhausen disse uma vez que ele não era um assessor, mas um conselheiro do seu governo.”

TV AL
Durante a homenagem, parlamentares e representantes das entidades puderam acompanhar um vídeo produzido pela TV AL, com depoimentos de autoridades e da família sobre a vida de Norberto Ulysséa Ungaretti.

Homenageados
Sérgio Nerbas – Grão-mestre adjunto do Grande Oriente de Santa Catarina
Desembargador Getúlio Corrêa – Mestre da Loja Maçônica Jerônimo Coelho nº 13
Ecely de Souza Ungaretti – esposa de Norberto Ulysséa Ungaretti

Rubens Vargas
Agência AL

Voltar