Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
25/04/2017 - 18h07min

Deputados pedem rede elétrica trifásica no interior para atender agroindústrias

Imprimir Enviar

FOTO: Solon Soares/Agência AL

Parlamentares do PP e do PMDB reivindicaram a substituição das atuais redes elétricas monofásicas por redes trifásicas no interior do estado na abertura da sessão desta terça-feira (25). “Hoje na suinocultura, na avicultura e bovinocultura leiteira os pisos são aquecidos, os ambientes são climatizados e é preciso manter os resfriadores ligados, por isso a energia é essencial”, afirmou Altair Silva (PP), que lembrou os tempos da Empresa de Eletrificação Rural de Santa Catarina (Erusc), que levou “geladeiras e banho quente” até o campo.

Valdir Cobalchini (PMDB) também defendeu a substituição e destacou que serão necessários R$ 250 milhões para mudar o padrão em cerca de 40 mil quilômetros de rede. “Vai haver um boom de crescimento se recebermos esses investimentos em energia elétrica”, avaliou  o representante de Caçador.

Pior dos trechos
Cobalchini repercutiu na tribuna a liberação de recursos para recuperação da estrada que liga Matos Costa a Porto União, no Planalto Norte. “O governador anunciou recursos para correção dos trechos em pior estado, estive na Agronômica junto com o deputado Silvio Dreveck (PP) e o deputado Antonio Aguiar (PMDB), estamos ansiosos pelo início das obras”, declarou o parlamentar, que já comandou a Secretaria da Infraestrutura. “Passei pela secretaria e não sinto muitas saudades”, confessou Cobalchini.

Segundo o deputado, os contratos assinados nos dois primeiros anos da sua gestão agora estão em execução ou já foram concluídos. Cobalchini citou o exemplo da Estrada da Amizade, que liga Videira, Pinheiro Preto, Tangará, Ibicaré e Joaçaba. “É uma rodovia com topografia difícil, o primeiro investimento de restauração, mas fizemos os acostamentos, terceiras faixas, eliminamos alguns pontos críticos, endireitamos algumas curvas”, descreveu Cobalchini.

O representante de Caçador também citou as rodovias que ligam Videira a Fraiburgo, Tangará a Campos Novos e Iomerê a Treze Tílias. Milton Hobus (PSD) elogiou o colega. “O trabalho de vossa excelência foi em consonância com as aspirações do governador Raimundo Colombo”, ponderou Hobus, que ressaltou o traçado da Estrada da Amizade. “Fiz o trajeto de moto”, informou o representante de Rio do Sul.

Boa notícia
Maurício Eskudlark (PR) avaliou como boa notícia a informação de que a Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira funcionará no prédio da Escola Estadual Antonieta de Barros. “A escola está pichada, depredada, abandonada, o presidente Silvio encaminhou a negociação com o governo do estado e a Escola do Legislativo será instalada naquela escola”, informou o deputado, acrescentando que a conservação do prédio será bancada pelo Legislativo estadual pelos próximos 30 anos.

EEB Prof. Alexandre Sérgio Godinho
Eskudlark cobrou da Secretaria de Estado da Educação (SED) a retomada da construção de uma quadra coberta na EEB Professor Alexandre Sérgio Godinho, de Biguaçu. “O local está abandonado há mais de um ano, mas lá existia uma quadra de esportes. Como o projeto era para construir uma cobertura, a fundação foi feita sobre a quadra, agora os alunos não têm quadra”, criticou o parlamentar.

Metralhadora e fuzil no peito
Eskudlark pediu ao fiscais do Ibama que diminuam a agressividade nas abordagens de pescadores no litoral catarinense, principalmente na região de Itajaí. “O Ibama tem de fazer cumprir a legislação com respeito ao trabalhador. A Marinha quando aborda chega com respeito, fala com o comandante, não com ostensividade e coação”, comparou o ex-chefe da Polícia Civil, acrescentando que no caso do Ibama a fiscalização inclui “metralhadora e fuzil no peito” dos pescadores.“Os pescadores e armadores estão em situação de desespero com a Portaria 445 do Ibama. A vontade inicial era fechar a barra do Rio Itajaí, a reclamação é que algumas espécies (declaradas em extinção), eles entendem que não estão em extinção e quando capturam nas redes, acabam tendo de jogar os peixes no mar porque se chegar com o peixe em terra vão ser punidos, multados e até presos”, explicou Eskudlark.

Dois pedidos de informação
João Amin (PP) anunciou que endereçou dois pedidos de informação, respectivamente, à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros Militar. No pedido à PM, o deputado deseja conhecer a situação do prédio que abriga o 4º Batalhão, na região central da Capital. “A obra está parada por 14 meses”, declarou. Já do Corpo de Bombeiros, o parlamentar reclamou da falta de notícias sobre a construção de um quartel da corporação no Sul da Ilha.

SC, capital Chapecó
João Amin comunicou aos seus pares e pediu apoio à proposição de sua autoria que proclama Chapecó capital do estado de Santa Catarina durante o dia 25 de agosto de 2017, data em que a cidade completará 100 anos de fundação.

C&T a pão e água
Luciane Carminatti (PT) criticou os cortes no orçamento das áreas de ciência e tecnologia. “Os recentes cortes terão como consequência o desmonte dessas atividades. Eles começaram em 2014, aumentaram em 2015 e se agravaram em 2016 e 2017, hoje é pão e água”, denunciou Carminatti, explicando em seguida que o orçamento da C&T brasileira regrediu aos padrões de 12 anos atrás.

A representante de Chapecó lembrou alguns dos êxitos da pesquisa e dos pesquisadores tupiniquins. “A soja, originária de clima temperado, começou a produzir em regiões de baixa latitude e clima quente e hoje o Brasil é líder na produção; no mar a Petrobrás descobriu o pré-sal; a Embraer é a terceira maior fabricantes de aeronaves do planeta, mas histórias de sucesso como essas não se repetirão mais no nosso país”, garantiu a deputada.

Greve geral
Cesar Valduga (PCdoB) afirmou que a greve geral programada para a próxima sexta-feira (28) será paralisação que mobilizará a maioria dos trabalhadores do país. “A greve geral de 1917 durou mais de um mês e não foi pensada para ter um caráter geral, nessa época os problemas sociais eram questão de polícia”, recordou Valduga, que assegurou que “há 100 anos não se vê um clima tão propício” para uma greve. “O tiro do golpe pode sair pela culatra”, avisou o parlamentar.

Dirceu Dresch (PT) seguiu o argumento de Valduga e avaliou que a semana é fundamental para a manutenção dos direitos dos trabalhadores. “Que não passe a destruição das leis trabalhistas amanhã no Congresso Nacional, nós apostamos que conseguiremos segurar essa desgraça que está prevista”, afirmou Dresch.

O deputado fez um apelo aos brasileiros que foram para a rua pedir o impeachment de Dilma Rousseff. “Muita gente se arrependeu do que fez, mas não é só o PT e o PCdoB, o PSB decidiu romper com o governo e se posicionar contra a reforma. Quem sabe até amanhã mais partidos deixem de apoiar esse governo do golpe”, argumentou o deputado, que convidou os catarinenses a aderirem à greve geral de sexta-feira.

Vítor Santos
Agência AL

Voltar