Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
30/11/2017 - 16h30min

Deputados jovens aprovam criação da semana estadual da horta orgânica

Imprimir Enviar

Os deputados que integram a 23ª edição do Parlamento Jovem barriga-verde aprovaram o Projeto de Lei nº 1/2017, instituindo a semana estadual da horta orgânica. A aprovação ocorreu nesta quinta-feira (30), durante sessão ordinária do Parlamento Jovem, realizada na Assembleia Legislativa.

De acordo com a lei aprovada, proposta pelos alunos da EEB Zelindo Carbonera, de Marema, a semana da horta orgânica iniciará em 21 de junho, dia estadual da agricultura familiar no estado.

“Nosso país ocupa o primeiro lugar no ranking de consumo de agrotóxicos e mais da metade desses agrotóxicos foram banidos da União Europeia e dos EUA. O objetivo é a conscientização de crianças e adolescentes, que podem começar  nas próprias residências uma horta orgânica para consumo próprio”, defendeu Dieyni Matiasso Boin.

Os jovens deputados também aprovaram várias indicações ao Executivo, com destaque para a contratação de psicopedagogos e de assistentes sociais para as escolas públicas; desconto de 50% no transporte público para estudantes do ensino técnico; e a instalação de cisternas em prédios públicos.

Além disso, sugeriram o controle de natalidade de cães e gatos; campanhas contra o assédio moral e o bullying nas escolas; recursos financeiros para o hospital regional Hélio Anjos Ortiz, de Curitibanos; e a criação de um departamento especializado em crimes contra a mulher nas delegacias.

“Temos a noção e a cabeça aberta para ver que as mulheres desde que nascem sofrem muito mais, então os homens têm de ter mais sensibilidade”, afirmou Alisson Borges Neto, de Lages, município que ocupa o 17º lugar no ranking nacional da violência contra a mulher.

Requerimento verbal
Os representantes de Mafra requereram a revogação do Ato da Mesa que disciplinou o pagamento de diárias aos deputados estaduais.

“Um deputado ganha R$ 27 mil por mês e ainda recebe R$ 35 mil de diárias, meu ganha diária de 45 reais, acho que os deputados deveriam se ligar e ver as outras pessoas”, ponderou Alisson Borges Neto.

“Na Dinamarca um deputado federal recebe um cartão para usar o metrô, o trem ou ônibus, só recebem isso de recursos para exercer a função de deputado federal, não recebem auxílio moradia e dividem a equipe com outros deputados e alguns dinamarqueses ainda consideram isso um privilégio”, contou João Victor Rocha Trombim.

Palavra do segundo vice-presidente
O deputado Mario Marcondes (Sem partido), segundo vice-presidente da Casa, estimulou os jovens parlamentares a participarem da política.

“É sempre com muita alegria que vejo jovens falando e discutindo política, continuem exercendo esses mandatos nas escolas e nos municípios e que este trabalho de vocês continue sendo feito, mesmo quando não exercerem o parlamento jovem, mas como exercício de cidadania”, declarou Marcondes.

Escola do Legislativo em ação
O Parlamento Jovem Catarinense, programa da Assembleia Legislativa coordenado pela Escola do Legislativo Lício Mauro da Silveira, foi criado para estimular a participação política da juventude.

Nesta edição participam estudantes do ensino médio oriundos dos municípios de Pomerode, Mafra, Curitibanos, Criciúma, Marema, Lages, Joinville e Florianópolis.

 

Deputados da 23ª edição Parlamento Jovem

 

1.     Alisson Borges Neto

2.     Amanda Flávia Padilha

3.     André Wander Lessa

4.     Bruno Vitali Pedro

5.     Caio Lima Arruda

6.     Camila Paz Flores Enck

7.     Carla Rodrigues Brizola

8.     Carolina Sott Fermino

9.     Catarina Bortolotto

10. Daiana Luiza Tribéss

11. Diego Henrique Barbiero

12. Dieyni Matiasso Boin

13. Elma Gabriela Vieira Barcarolo

14. Emily Aparecida Alves

15. Émily Roberta Xavier

16. Fernando Rodrigues

17. Fernanda Lúcia Elias

18. Guilherme Victhor Scheffer

19. Gustavo Alves Martins

20. Higor Gabriel de Freitas

21. Jean Vinicius dos Reis Dill

22. Jeane Carla Aschidamini

23. João Victor Rocha Trombim

24. João Vitor da Silva Rodrigues

25. João Vitor Munaro

26. José Paulo Leite

27. Klara Karina da Silva Werner

28. Letícia Cristina Soares de Almeida

29. Lucas Dias de França

30. Maria Luiza Marcos Fernandes

31. Mariana Bussula Martins

32. Nicolas Silva de Freitas

33. Nicole Schroeder

34. Nicoly Schelbauer D’Oliveira

35. Rafaela Pires Rigo

36. Renan Gabriel Machado

37. Rengly Mikael Borges da Silva

38. Taynara Ramos da Silva

39. Vitória Carvalho de Camargo

40. Wellinton Biasi

Vítor Santos
Agência AL

Voltar