Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
16/04/2014 - 13h21min

Deputados homenageiam e repercutem morte do delegado Renato Hendges

Imprimir Enviar

A morte do delegado Renato Hendges aos 65 anos, na madrugada desta quarta-feira (16), repercutiu no Plenário do Palácio Barriga Verde durante a sessão ordinária na manhã de hoje. Renatão, como era conhecido, lutava contra um câncer e faleceu no Hospital de Caridade de Florianópolis. A carreira de 48 anos na Polícia Civil do estado foi lembrada e homenageada por vários deputados.

O presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputado Joares Ponticelli (PP), disse que o Parlamento está de luto. “Fica uma grande lacuna. Perdemos uma referência, um grande exemplo de policial e delegado. É uma lamentável perda. Que o legado dele seja um exemplo para aqueles que se dedicam à Segurança Pública de Santa Catarina e para todos nós”.

Padre Pedro Baldissera (PT) destacou o trabalho desenvolvido por mais de três décadas na Polícia Civil. “Ficam as nossas homenagens e a solidariedade deste Parlamento a essa figura que desempenou um serviço brilhante em Santa Catarina”.

Nilson Gonçalves (PSDB) lamentou profundamente e disse que foi uma grande surpresa a morte do delegado. “Fica nosso registro de tristeza”. Neodi Saretta, em nome da bancada do PT, desejou solidariedade à família e lembrou a importância do trabalho do policial para o estado.

“Não só Santa Catarina perdeu um grande herói, mas o Brasil, haja vista as várias medalhas de honra concedidas ao delegado Renato”, declarou Ada de Lucca (PMDB). Kennedy Nunes (PSD), Ismael dos Santos (PSD) e José Milton Scheffer (PP) também homenagearam Renato Hendges em seus pronunciamentos.

A carreira
Dos 48 anos dedicados à polícia, 34 foram na Divisão Antisequestro, a qual comandou por vários anos antes da aposentadoria no início do ano. Conhecido e respeitado, Renatão desvendou pelo menos 30 casos de sequestros em Santa Catarina. Atuou ainda em casos em outros estados.

Renato Hendges recebeu da Assembleia Legislativa, em julho de 2012, o título de cidadão catarinense. No último dia 2, foi condecorado com a medalha Anita Garibaldi pelo governo do estado. O delgado recebeu ainda pelo menos outras seis menções honrosas.

(Rony Ramos com informações de Ludmilla Gadotti)

Voltar