Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
23/05/2019 - 14h20min

Plenário homenageia Aldo Schneider e repudia desfile de crianças por adoção

Imprimir Enviar
Sessão ordinária desta quinta-feira (23)
FOTO: Solon Soares/Agência AL

Dois temas foram os destaques da sessão ordinária desta quinta-feira (23) na Assembleia Legislativa: o repúdio ao desfile de crianças esperando por adoção, realizado em Cuiabá (MT), e as homenagens ao aniversário do ex-deputado e ex-presidente da Alesc, Aldo Schneider, que morreu no ano passado.

Logo na primeira manifestação, a deputada Paulinha (PDT) fez um duro pronunciamento contra o desfile de crianças em Cuiabá, promovido pela Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara) em parceria com a Comissão de Infância e Juventude (CIJ) da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso (OAB-MT). O evento foi autorizado pela juíza Gleide Bispo Santos, da 1ª Vara Especializada da Infância e Juventude de Cuiabá.

“Ao ver a notícia, fiquei absolutamente chocada. Jamais uma criança pode ser submetida a esse tipo de circunstância. As crianças foram bem vestidas, bem tratadas, fizeram um desfile bonito, mas de nada difere de uma exposição comercialesca, quase que uma oferta de nossas crianças”, afirmou a deputada. “Se nós queremos auxiliar o país no processo de adoção, vamos rever os processos burocráticos que um pai e uma mãe enfrentam para adotar.”

Paulinha revelou que vai solicitar à Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – da qual faz parte – que se posicione repudiando o ato. “Vou pedir que nós façamos uma reunião para produzir um documento para que seja apresentado ao plenário dessa casa e os 40 parlamentares promovam um gesto de atenção e de proteção e solidariedade a essas crianças.”

Em aparte, o deputado Kennedy Nunes (PSD) também criticou o desfile e informou que a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), presidida por ele, também iria se pronunciar sobre o assunto. “Estamos terminando a redação, em nome das 27 assembleias legislativas e dos 1.059 deputados. Nós vamos nos manifestar repudiando a forma como foi feita essa ação lá em Cuiabá”, disse o parlamentar.

A deputada Marlene Fengler (PSD) apoiou a ideia de uma moção conjunta de repúdio e disse considerar o desfile “um desrespeito” com as crianças. “Isso não é humano, expor crianças daquele jeito”, avaliou.

Ismael dos Santos (PSD) parabenizou a deputada Paulinha pela abordagem do assunto, que, nas palavras dele, “nos deixa indignados”. Fabiano da Luz (PT) recordou a alegria que sentiu quando adotou duas meninas e frisou que “criança não é mercadoria.”

Aldo Schneider
O deputado Jerry Comper (MDB) ocupou a tribuna para homenagear o ex-deputado Aldo Schneider, morto no ano passado, que também foi presidente da Casa. Neste 23 de maio, Schneider completaria 58 anos de idade. “Seriam 58 anos de um grande amigo, o presidente Aldo Schneider, meu segundo pai. Ele partiu cedo, muito cedo, nos deixou um legado e muitas saudades, mas também nos deixou muitos ensinamentos. Se aqui estou representando Santa Catarina e a minha região, devo muito a essa pessoa”, disse Jerry.

Romildo Titon (MDB) louvou a história de Aldo Schneider e destacou três pontos que considera importantes para definir a trajetória do parlamentar. “Primeiro, sua história política. Fez seu trabalho e chegou ao cargo máximo de presidente; segundo, sua humildade e seu companheirismo, todos levam uma lembrança muito grande; e terceiro, mas o maior de todos, é o exemplo que nos deu de resistência. Enfrentou a doença, mas estava sempre aqui”, afirmou Titon, para quem Schneider é hoje representado pelo deputado Jerry Comper.

Fernando Krelling (MDB) apoiou a manifestação de Jerry e disse a ele para não ter “vergonha de se emocionar” com as lembranças do deputado Schneider. “Sua missão talvez seja maior de todos aqui. Tem alguém lá em cima muito orgulhoso de você,” disse, dirigindo-se a Jerry.

Milton Hobus (PSD) lembrou que “o deputado Aldo ajudou Santa Catarina, ajudou o Alto Vale do Itajaí.” “A gente acostumou a fazer política para produzir resultado para o cidadão, para estender a mão. Esse modelo de fazer política jamais vai mudar. Aldo Schneider é um deputado que não se pode esquecer.”

Silvio Dreveck (PP) disse que o dia era “especial, mas difícil.” Dreveck destacou a lealdade e a honradez de Aldo Schneider. “Era um homem de credibilidade, dava sua palavra e ia até o fim para cumprir.”

Mortes no Chile
Kennedy Nunes lamentou a morte de uma família de turistas catarinenses em Santiago, no Chile, e solicitou à Assembleia que auxilie no traslado dos corpos para o Estado. “A família ligou porque estão apavorados porque tem seis corpos para trazer para Santa Catarina. A Casa deveria entrar em contato com a família para se colocar à disposição para ajudar”, afirmou Kennedy. O vice-presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal (MDB), prometeu fazer os encaminhamentos legais para auxiliar a família.

Cultivo de macroalga
O deputado Jair Miotto (PSC) relatou ter sido procurado pela Associação dos Maricultores e Pescadores Profissionais do Sul da Ilha (Amplosul), ligada à aquicultura no Sul da Ilha de Santa Catarina, para pedir apoio à intenção de produzir uma macroalga usada como espessante nas indústrias química e alimentícia.

A macroalga é cultivada experimentalmente pela Epagri desde 2008. A ideia agora é consguir junto ao Ibama a autorização para a produção comercial no Estado. Atualmente, só o Rio de Janeiro e São Paulo estão autorizados. “A microalga representa alternativa que pode gerar renda. Cultivo no litoral representaria grande incremento na arrecadação, sendo grande investimento para o Estado”, explicou Miotto.

SC-108
Volnei Weber (MDB) cobrou do governo do Estado recursos para recuperação da SC-108 no trecho entre Braço do Norte e Rio Fortuna. Ele exibiu imagens da rodovia no telão do plenário. "Rio Fortuna, Santa Rosa de Lima e Anitápolis merecem mais atenção. A rodovia gera riscos”, ressaltou Weber.

Reforma administrativa
Fabiano da Luz elogiou os deputados pelo trabalho na tramitação da reforma administrativa e lembrou que apresentou 49 emendas ao projeto de lei, aprovado na sessão de quarta-feira. “Todas no sentido de fazer ajustes e contribuir para o projeto, porque entendo que o governo do Estado tem o direito de fazer seus ajustes.” Jerry Comper destacou as três comissões que, conjuntamente, analisaram o projeto – de Constituição e Justiça, de Finanças e de Trabalho – e todos os deputados da Casa “pelo grande trabalho feito no parlamento.”

Volnei Weber também abordou o assunto e justificou a ausência na votação de quarta. “Fui a Brasília participar de uma audiência na Agência Nacional de Transportes Terrestres, mas meu voo de volta atrasou e não pude participar da votação da reforma administrativa”, lamentou. “Mas acompanhei pela internet e gostei do comportamento desta Casa. Quero elogiar as equipes técnicas, que chegaram a virar noite para analisar o projeto e dar suporte aos deputados. Deu orgulho de ser catarinense e desta Casa, que mostrou que o diálogo é o caminho para o sucesso.”

Aniversário de Tubarão
Felipe Estevão (PSL) parabenizou o município de Tubarão, que hoje celebra aniversário. Estevão lembrou a superação da cidade em momentos difíceis, como a enchente de 1974, e demonstrou preocupação com a situação financeira da Unisul. “A Unisul enfrenta uma crise que nos preocupa. Se fechar, será pior do que a enchente. É o maior polo de geração de emprego da cidade.”

Desabafo
Felipe Estevão fez um desabafo contra ataques que disse ter sofrido nas redes sociais. Afirmou que quer ser avaliado pelos resultados que produzir em seu mandato – como a reabertura do porto de Laguna, base eleitoral do parlamentar – e não por atitudes que considera “populistas”, como cortar o café no gabinete e deixar de usar o carro oficial. “Eu uso o carro para atender todo o Estado. Sou filho de pescador, não teria condições se não tivesse essa estrutura que a Assembleia coloca à disposição.”

Volnei Weber apoiou Estevão. “O deputado Felipe está coberto de razão. Sou empresário, sempre servi cafezinho na minha empresa e acredito que muito do bom relacionamento com clientes nasce com um cafezinho. Se chegar a hora em que um café vai atrapalhar os negócios, talvez seja o momento de fechar a empresa.”

Mauro de Nadal também manifestou-se em solidariedade ao colega do PSL. “Se não tiver esta estrutura, nós, que somos do Oeste, teríamos que vir a pé.”

Patinetes
Luiz Fernando Vampiro (MDB) falou sobre seu projeto regulamentando o uso de patinetes elétricas em Santa Catarina. De acordo com o deputado, a proposta estabelece as vias onde o equipamento poderá ser utilizado, impõe limites de velocidade – com a instalação de velocímetros nas patinetes – e obriga as empresas a fornecer capacete para os usuários e contratar seguro. Além disso, limita o uso a apenas uma pessoa por patinete. A fiscalização ficará a cargo dos municípios que oferecerem o serviço. “Não adianta fazer lei que não tem como aplicar ou fiscalizar. É importante atribuir à Guarda Municipal a fiscalização e à prefeitura a autorização para a empresa funcionar.” O deputado Romildo Titon, em aparte, elogiou a iniciativa de Vampiro.

Saiba Mais

Voltar