Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
25/04/2018 - 09h53min

Deputados formalizam movimento pela instalação de consulado italiano no estado

Imprimir Enviar
Grupo reunido no gabinete do deputado Vicente Caropreso discutiu estratégias para reforçar o movimento

Vários deputados que têm em comum um sobrenome italiano se reuniram, na manhã desta quarta-feira (25), no gabinete do deputado Vicente Caropreso (PSDB), para dar força política ao movimento que reivindica a instalação de um consulado italiano no estado. Os deputados e representantes da Câmara de Comércio e Indústria da Itália vão formalizar uma carta às autoridades italianas, na qual apontam as razões para a instalação do consulado em Santa Catarina.

As reivindicações incluem um pedido ao governador de Santa Catarina solicitando a cessão de espaço público para a instalação do consulado e uma carta ao presidente da Câmara dos Deputados italiana pedindo uma audiência para apresentação do estado.

Proporcionalmente, Espírito Santo e Santa Catarina são os dois estados brasileiros com maior quantidade de descendentes de italianos no país. Cerca de 67% da população catarinense tem origem italiana, de acordo com Diego Mezzogiorno, da Câmara de Comércio e Indústria da Itália. “Estamos falando de uma população de 4,5 milhões de pessoas que têm direito à cidadania italiana. Mas hoje somos atendidos pelo Consulado Italiano em Curitiba, que nos atende muito mal”, argumentou. Ele lembrou ainda que o estado teve a primeira colônia italiana das américas, instalada em 1836, em São João Batista.

Para o deputado Vicente Caropreso, a instalação do consulado é uma reivindicação justa. “A capacidade de trabalho do Consulado de Curitiba está exaurida, são filas intermináveis e poucos funcionários. Há uma carta de intenção do governo catarinense em aceitar e do embaixador italiano em fazer acontecer”, explicou. O parlamentar analisou que a implantação da estrutura consular teria repercussão imediata no intercâmbio cultural e tecnológico entre os dois países.

O deputado Valdir Cobalchini (MDB), presidente da Frente Parlamentar Santa Catarina Itália, frisou que a maioria dos deputados da Assembleia Legislativa tem ascendência italiana (25 de 40 parlamentares), assim como a maior parte da população catarinense. “Esperamos que a embaixada italiana reconheça esse nosso pleito, já de alguns anos, e instale o consulado aqui para facilitar a vida das pessoas que buscam reconhecimento e cidadania. Temos uma relação muito estreita com a Itália e queremos transformar isso em negócios e desenvolvimento para o nosso estado.”

Lisandrea Costa
Agência AL

Voltar