Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
07/06/2023 - 15h27min

Deputados destacam os 154 anos de Curitibanos e os 61 de São Ludgero

Imprimir Enviar

FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

Representantes do MDB e do PL destacaram a passagem, dias 11 e 12 de junho, respectivamente, do aniversário de fundação dos municípios de Curitibanos e de São Ludgero durante a sessão de quarta-feira (7), da Assembleia Legislativa.

“Curitibanos foi fundada em 1869 e se destaca pela pujança da nossa gente. É a terra do tropeirismo; da Revolução Farroupilha; de Anita Garibaldi; da Revolução Federalista; do Monge João Maria; e da Guerra do Contestado. São 154 anos de uma rica história de superação, luta e sacrifício”, declarou Nilso Berlanda (PL).

O deputado homenageou todos os que contribuíram para o desenvolvimento de Curitibanos: prefeitos, vereadores, instituições públicas e privadas e os 40 mil habitantes do rico município.

Volnei Weber (MDB), por outro lado, parabenizou os habitantes de São Ludgero pelos 61 anos de fundação.

“Quero homenagear o município que nasci, cresci e lá prosperei, uma cidade que tenho um carinho imenso, que faz 61 anos dia 12 de junho e que conta com uma população acolhedora e exemplo de desenvolvimento”, afirmou Volnei.

O deputado ressaltou os mandatos de vereador e de prefeito que exerceu no município.

“Tive a oportunidade de trabalhar com pessoas comprometidas com o desenvolvimento da comunidade e com a construção de uma cidade melhor”, contou Volnei, que parabenizou os empresários, agricultores, servidores da saúde e da educação e os munícipes.

Pepê Collaço (PP), em aparte, também parabenizou os moradores de São Ludgero.

“Nós reconhecemos todo o esforço da população de São Ludgero, uma cidade que tem um povo empreendedor e que significa muito para a Amurel”, pontuou Collaço, referindo-se à Associação dos Municípios da Região de Laguna.

Agentes temporários
Nilso Berlanda manifestou apoio ao pleito dos agentes temporários de segurança, que reivindicam a estabilidade funcional.

“Conheço o presídio de São Cristóvão do Sul desde 2019, sou um dos incentivadores dos trabalhos dos detentos, um exemplo para o Brasil, sei da importância da atividade dos senhores e concordo com a solicitação dos senhores, a gente está junto com vocês”, prometeu Berlanda.

Mauro de Nadal (MDB), presidente da Casa, revelou aos agentes que as reuniões com o Executivo continuam, mas que a possibilidade de continuidade é positiva.

“Depende de equacionar situações, mas será com data retroativa e a gente continua com a conversa”, informou o presidente.

Dia Nacional da Liberdade de Imprensa
Mário Motta (PSD) lembrou na tribuna a passagem do Dia Nacional da Liberdade de Imprensa, celebrado em 7 de junho, dia em que, em 1977, cerca de 3 mil jornalistas assinaram um manifesto contra a censura imposta pela ditadura civil-militar.

“É um instrumento de acesso à informação e um dos mais basilares princípios do estado de direito, mas a liberdade de imprensa não é um mar de rosas, temos violência física contra profissionais, intimidações, agressões verbais, assédio na Justiça e fake news”, lamentou Motta, acrescentando que a liberdade de imprensa é “a garantia de construção de uma sociedade ética, digna e justa”.

Cannabis medicinal
Padre Pedro Baldissera (PT) contou aos colegas e aos catarinenses que depois da sessão irá até Imbituba para participar de uma audiência pública convocada pela Câmara local para debater o uso da cannabis medicinal.

“Nesta Casa tramita projeto de minha autoria que trata da cannabis para fins de tratamento de saúde, inclusive incluindo-a no SUS. O acesso a esse medicamento tem trazido enormes dificuldades aos que dependem dele para tratamento, é muito caro e no Brasil não se tem, tem de vir de outros países”, registrou Padre Pedro.

O ex-prefeito de Guaraciaba lembrou que a Anvisa liberou o uso do medicamento e que a UFSC, no campus de Curitibanos, está autorizada a pesquisar o uso da cannabis.

 

 

Vitor Santos
AGÊNCIA AL

Voltar