Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
09/06/2017 - 12h22min

Depois das chuvas, Defesa Civil alerta sobre a chegada de frio intenso no estado

Imprimir Enviar
Anderson Ciotta, diretor de Resposta aos Desastres da Defesa Civil estadual

Com o fim das chuvas mais intensas e o nível dos rios baixando, as ações da Defesa Civil de Santa Catarina voltam-se agora para a chegada de uma massa de ar polar que promete derrubar as temperaturas em todo estado nas próximas horas.

A preocupação é direcionada principalmente às 2.667 pessoas que ainda se encontram em abrigos públicos devido às cheias da última semana e também às camadas mais carentes da população. “A Defesa Civil vem emitindo alertas e mantendo contato com as prefeituras, seus órgãos de proteção civil e assistências sociais, para que divulguem e façam um trabalho preventivo, sobretudo para a proteção das pessoas que estão em situação mais vulnerável neste momento”, disse o diretor de Resposta aos Desastres da Defesa Civil estadual, Anderson Ciotta.

A expectativa é que entre a noite desta sexta e manhã de sábado (dias 9 e 10) as temperaturas cheguem a 0º em algumas regiões, como Serra, Meio Oeste e Planalto Norte, podendo haver até mesmo a ocorrência de neve nas partes mais altas do estado. O frio intenso deve prosseguir até quarta, quando será substituído por uma nova onda de instabilidade.

A Defesa Civil destaca que quem tiver interesse em encaminhar donativos, tais como agasalhos, cobertores e mantimentos, deve fazê-lo diretamente às entidades de caráter filantrópico ou às secretarias de assistência social dos municípios.

Vendaval no Extremo-Oeste
Com relação ao vendaval ocorrido na manhã desta quinta-feira (8) no Extremo-Oeste catarinense, a Defesa Civil informa que o fenômeno atingiu principalmente os municípios de São Miguel do Oeste e Descanso, onde houve o destelhamento de casas e a derrubada de árvores e postes elétricos.

Em São Miguel do Oeste, onde os ventos chegaram aos 104 km/h, 200 casas foram danificadas, algumas delas tendo os telhados arrancados inteiramente. Já em Descanso, 30 residências foram atingidas.

A Defesa Civil estadual vem distribuindo lonas para proteger os imóveis e o secretário Rodrigo Moratelli está na região para fazer uma avaliação mais completa dos estragos.

 

Alexandre Back
Agência AL

Voltar