Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
22/02/2017 - 17h42min

Orçamento impositivo e reforma previdenciária pautam sessão

Imprimir Enviar

FOTO: Solon Soares/Agência AL

Os deputados defenderam o orçamento impositivo e criticaram as reformas trabalhista e previdenciária durante a sessão da tarde desta quarta-feira (22) da Assembleia Legislativa. “Há uma proposta na Casa que só falta vir para este plenário, precisamos dar credibilidade ao Orçamento Regionalizado quando colhemos as sugestões das comunidades, vou ser um dos defensores do orçamento impositivo”, avisou Dóia Guglielmi (PSDB).

Ana Paula Lima (PT) criticou a reforma da previdência proposta pelo governo federal. “Quem não começou com 16 anos, quem não contribui durante 49 anos, não vai se aposentar integralmente, mas quem vai querer se aposentar em percentuais?”, questionou a parlamentar, que citou o caso das professoras. “Se começou trabalhar cedo, vai ficar até os 65 anos, que é a idade mínima, mas será que vai ficar todo esse tempo dentro de uma sala de aula? Olha a gravidade do problema”, ressaltou Ana Paula.

A deputada também lembrou das pessoas com menos de 50 anos, sujeitas à regras de transição. “Isso afeta a vida de cada um de nós, temos reponsabilidade sobre isso, flexibilização e modernização são palavras para enganar a população”, disparou Ana Paula, que classificou a reforma como incentivo à previdência privada. “É isso que o governo quer,  todo mundo dentro de um fundo de pensão, mas se o banco quebra o dinheiro vai junto.”

Já Cesar Valduga (PCdoB) não poupou a reforma trabalhista. “Querem reconhecer o negociado sobre o legislado, as empresas poderão chegar a acordo com trabalhadores sem a intervenção sindical, isso vai enfraquecer os sindicatos, é um desmonte da organização sindical”, fulminou Valduga, acrescentando que pela proposta do governo apenas empresas com mais de 200 trabalhadores terão representantes. “Querem deixar grande parte dos trabalhadores sem representação”, lamentou Valduga.

Aeroporto de Chapecó
Altair Silva (PP) afirmou que a prefeitura de Chapecó reivindicou recursos do governo do Estado para ampliar o aeroporto Serafim Bertaso. “É um dos maiores em movimentação de passageiros no sul, atende o oeste do Rio Grande do Sul e o sudoeste do Paraná, em 2016 foram 419 mil pessoas, mais de 34 mil por mês, são 90 voos semanais com três companhias aéreas: Avianca, Azul e Gol”, descreveu Altair.

Moraes no STF
Fernando Coruja (PMDB) analisou a aprovação, pelo Senado, de Alexandre de Moraes para o Supremo Tribunal Federal (STF). O parlamentar defendeu o modelo. “É semelhante ao americano, o presidente indica, o Senado aprova, e o indicado depois é nomeado pelo presidente. Sempre fui a favor deste modelo, os outros modelos também têm defeitos, concurso público, por exemplo, não parece adequado”, ponderou Coruja.

O representante de Lages também criticou a pressa em sabatinar o candidato. “Um dos defeitos é a pressa, precisa submeter a um debate público maior, de meses, como é o americano, para conhecer melhor as ideias da pessoa”, propôs Coruja, que minimizou a filiação ao PSDB do futuro ministro. “Há tendência de criminalização da política, mas isso não é defeito, aliás você precisa estimular a participação, hoje a juventude está se distanciando da política”,  sustentou.

SC-214
Mauricio Eskudlark (PR) cobrou providências imediatas para a recuperação de trecho da BR-214, que liga Taió ao município de Salete. “Parte da rodovia desmoronou ao lado de um rio e precisa ser recuperada, quero renovar o pedido ao governo do Estado, parece que estrada está incluída no BID IV, mas o caso é de providência emergencial”, destacou Eskudlark.

Brinquedotecas
João Amin (PP) informou que apenas 35 dos 101 hospitais pediátricos do estado dispõem de uma brinquedoteca, como determina a lei. “As brinquedotecas ajudam a amenizar o distanciamento da família e podem ajudar até na recuperação”, avaliou João Amin.

Dívida com a Apae
João Amin cobrou do governo do Estado a quitação de dívida estimada em R$ 360 mil com a Apae de Florianópolis. “Cerca de 150 funcionários da APAE de Florianópolis esperam os salários de janeiro, 560 alunos ficaram sem atendimento pela segunda vez na história. A presidente da Apae falou que os depósitos devem ser feitos até quinta-feira”, informou Amin.

Cedups inativos
Dirceu Dresch (PT) denunciou a situação dos Cedups que ainda não foram entregues à população. “São sete Cedups abandonados, uma parte da obra está concluída, outra está inacabada e abandonada, mas recursos públicos foram investidos em várias regiões, precisamos de uma ação imediata, não é possível essas obras continuarem se deteriorando”, dreclamou Dresch.

Greve dos servidores de Florianópolis
Dresch conclamou os servidores municipais e a Prefeitura de Florianópolis para que cheguem a um acordo. “As escolas e os postos de saúde estão parados, fizemos um apelo aos servidores para que consigam encontrar um caminho, sabemos que há exageros da administração, conquistas históricas estão em jogo, mas têm problemas que precisam ser corrigidos”, analisou Dresch.

Restaurante da Assembleia
Nilson Gonçalves (sem partido) elogiou a mudança realizada no restaurante da Assembleia, que somente aceita pagamento em dinheiro ou cartão e desconto em folha. “Antes da presidência do deputado Merisio (PSD) tínhamos um restaurante aqui que era um tal de pedir almoço, era uma festa, fiquei surpreso quando fui almoçar e o desconto é em folha, não tem mais verba de gabinete, é um novo tempo”, garantiu Gonçalves.

Vítor Santos
Agência AL

Voltar