Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
25/07/2014 - 12h25min

Defesa Civil estadual e Epagri/Ciram promovem debate sobre o El Niño

Imprimir Enviar
O workshop promove a troca de dados e informações hidrometeorológicas e o debate de ações de prevenção. Fotos: Fábio Queiroz / Agência AL

Com a proposta de discutir a preparação para o enfrentamento de possíveis impactos ocasionados pelo El Niño, a Defesa Civil de Santa Catarina e a Epagri/Ciram promovem, nesta sexta-feira (25), em Florianópolis, o primeiro workshop dedicado ao fenômeno climático.

O evento reúne representantes das defesas civis e serviços de meteorologia dos estados de Santa Catarina,  Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e São Paulo. O governo federal também participa da ação, por meio do Ministério da Integração e da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.

O objetivo é interpretar cenários que poderão se instalar nessas regiões, no segundo semestre, após a configuração do El Niño. "Todos os indicativos apontam para a ocorrência do fenômeno, com previsão de certeza na faixa de 90%", afirmou o secretário nacional de Defesa Civil, general Adriano Pereira Júnior. "Os três níveis de governo precisam estar preparados para proteger a população e reduzir os impactos."

De acordo com o meteorologista Mário Quadro, professor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), ainda não é possível prever a dimensão do El Niño. "A previsão, até o momento, é de que ele vai se formar, mas ainda não há definição concreta em relação à categoria desse fenômeno climático", disse. "Os impactos dependem da intensidade do El Niño. Se forem sentidos, ocorrerão em outubro, novembro e dezembro na região Sul do país. Esperamos que este seja de fraco a moderado, o que teria impacto menor na quantidade de chuvas", acrescentou.

O workshop promove a troca de dados e informações hidrometeorológicas e o debate de ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e reabilitação relacionadas a desastres naturais. "A intenção é discutir como esse fenômeno se comporta, unificando as informações e facilitando o diálogo entre os órgãos estaduais e federais. Com a caracterização do fenômeno, cabe às defesas civis tomarem as providências necessárias para gerenciamento da situação", destacou o secretário estadual da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli.

El Niño
Na última semana de junho, assim como no restante desse mês e em maio, a TSM (Temperatura da Superfície do Mar) no Oceano Pacífico Equatorial, região de monitoramento do El Niño, ficou acima da média climatológica. Este aquecimento, em torno de 0,5ºC a 1,5ºC, indica evolução para a fase quente do fenômeno El Niño-Oscilação Sul (ENOS) no decorrer dos próximos meses, ainda durante o inverno de 2014. Entretanto, esse aquecimento deve causar alterações mais significativas nas condições de tempo e clima em Santa Catarina durante a primavera.

Com informações da Assessoria de Comunidação da Epagri/Ciram

Ludmilla Gadotti
Rádio AL

Voltar