Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
14/07/2021 - 11h53min

Debate na Alesc destaca prevenção ao câncer de cabeça e pescoço

Imprimir Enviar
A reunião da Comissão de Saúde foi realizada por videoconferência.
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

Um debate sobre a Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço foi o destaque da reunião da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (14). Parlamentares, especialistas e portadores de câncer discutiram a situação do estado e ações necessárias para melhorar as condições de tratamento e a qualidade de vida dos pacientes que convivem com o problema. A criação de um fundo estadual de combate ao câncer foi apontada como uma relevante solução.

Presidente da Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG Brasil), Melissa do Amaral Ribeiro de Medeiros citou que o debate virtual organizado pela Alesc tem grande importância por tratar “de um assunto de tamanha utilidade pública”. Segundo ela, é preciso discutir questões importantes para que “se possa melhorar consideravelmente a qualidade de vida” dos catarinenses que sofrem com os vários tipos de neoplasia maligna.

Na visão de Melissa, a criação de um fundo financeiro “vai ajudar a diminuir os problemas”. A presidente da entidade destacou que só com câncer de face há 1100 pessoas no estado que precisam de atendimento.

Ana Paula Guedes Werlang, que cuida do departamento jurídico da ACBG Brasil, destacou que estados como Alagoas e Maranhão já têm, desde 2014, um fundo específico para o combate à  doença. “É um projeto que exige muita sensibilidade. A gente entende que gera uma questão orçamentária para a Secretaria de Estado da Fazenda. Mas a verba do fundo viria do ICMS gerado por produtos tabagistas, agrotóxicos e bebidas alcoólicas. Não impede o comércio desses setores”, comentou.

Autor do Projeto de Lei 11/2021, que cria o Fundo Estadual de Combate ao Câncer, o deputado Neodi Saretta (PT), afirmou que aguarda a designação de um relator para a matéria na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). “Vamos fornecer todas as informações nessa e nas demais comissões. Espero que possamos chegar ao objetivo. O câncer é a segunda causa de morte no mundo”, explicou. O texto prevê que 5% da receita do ICMS sobre produtos tabagistas e bebidas alcoólicas, e 3% do que for arrecadado pelo governo sobre agrotóxicos e derivados agrícolas, formem o fundo.

Conscientização
Rafael Goulart Nunes, Médico cirurgião do Núcleo integrado de cirurgia de cabeça e pescoço do Núcleo Integrado  de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (NICAP), citou que debates como o realizado na Comissão de Saúde são fundamentais. “Os casos de câncer na cabeça e pescoço são muitos. Podem ser de pele, na cavidade oral, na língua, na tireoide”, afirmou, ressaltando que ainda há falta de informações para a população.

Por isso, na opinião dele, é essencial conscientizar a sociedade, mostrar que existem doenças e estimular o tratamento. “A gente sabe que, quanto mais cedo o diagnostico, melhor será o tratamento em com maior chance de cura e menos sequelas”, argumentou. Ao citar os casos de câncer de face, Nunes comentou que o tratamento pode trazer mutilações permanentes. “Quanto mais tarde [iniciar o tramento], pior serão as sequelas funcionais e estéticas”, lembrou. 

Escassez de profissionais
Cirurgiã-dentista especialista em reabilitação bucomaxilofacial, Cleumara Kosmann revelou que uma dificuldade nacional é a baixa quantidade de profissionais especializados. Ela produz próteses graças a um trabalho com o SUS em um contrato com a Secretaria de Estado da Saúde. A doença provoca situações como a perda da língua e da fala, além de dificuldades para deglutição dos alimentos e perda do palato, deixando a qualidade de vida debilitada.

A presidente da ACBG Brasil concordou e informou que o Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON) “desmantelou” a equipe voltada à reabilitação dos pacientes. “Não é qualquer fonoaudiólogo [que pode atuar na área]. Precisa ter especialização na Oncologia, tínhamos três em Florianópolis, uma foi aposentada, outra demitida”, lamentou. Sobre isso, Nunes avaliou que se “existisse um acesso mais rápido” a profissionais especializados, “o tratamento seria muito mais eficiente”. De acordo com ele, hoje o CEPON só aceita pacientes que já tenham diagnóstico de câncer. O ideal, comentou, é que as pessoas com suspeita de câncer já fossem encaminhadas para os hospitais de referência.

Paciente do Serviço de Fonoaudiologia no Cepon, Ema Veronica Gal revelou que só fala por causa da prótese oncológica que usa. “Tenho 10 anos de câncer [de boca], já passei por muitos momentos difíceis. A qualidade de vida é muito diferente antes e depois. A radioterapia fez com que minha boca fechasse, passei por tratamento com fisioterapeuta e fonoaudióloga e voltei a falar, mas sinto problemas na deglutição. E isso é um problema com falta de profissionais”, contou.

Demandas
A coordenadora da Área Técnica da Saúde da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Estado da Saude (SES), Jaqueline Reginatto, citou que os processos precisam ser adaptados ao longo do tempo. “Algumas demandas vêm surgindo. Uma das questões que devemos levar em discussão é a da laringe eletrônica. A prescrição só é feita por cirurgião de cabeçaa e pescoço, mas é importante que fonoaudiólogos também façam. Hoje temos 160 pacientes cadastrados e 107 já receberam uma laringe eletrônica, sendo 47 em 2021. Temos muito que avançar ainda”, reconheceu.

Raquel Carolina da Cunha Carvalho Brasil, nutricionista do Núcleo de Doenças Crônicas da SES, citou que a área técnica de nutrição e alimentação tem foco na promoção de saúde e prevenção de agravos. De acordo com ela, há forte empenho na área de atenção primária, com encaminhamento dos pacientes aos grupos assistenciais, de acordo com situação de saúde de cada um.

O deputado Doutor Vicente Caropreso (PSDB), vice-presidente da Comissão de Saúde, avaliou positivamente o debate. “Como em outras patologias, é sempre importante focar nas dificuldades maiores para sensibilizar as autoridades pertinentes. Creio que a valorização dos profissionais é fundamental. Não adianta fazer previsão [de ações] quando não há disponibilidade de profissionais. O treinamento da equipe multidisciplinar é uma dificuldade, mas é algo necessário”, afirmou.  Para ele, o acesso ao tratamento precisa ser, cada vez mais, oferecido pelo SUS.

Projetos aprovados
Ainda durante a reunião, a Comissão de Saúde aprovou dois Projetos de Lei, relatados pelo deputado Maurício Eskudklark (PL). Um deles, de autoria do deputado Fabiano da Luz (PT), institui o Dia Estadual Contra a Psicofobia. O outro, protocolado pelo deputado Fernando Krelling (MDB), cria o Programa Energia é Saúde e Inclusão Social (PESIS). Como tramitavam em caráter terminativo no colegiado, as matérias vão agora para votação no plenário.

 

Voltar