Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
16/09/2014 - 13h51min

Criciúma recebe workshop regional da Certificação de Responsabilidade Social

Imprimir Enviar
Gabriela Barreto apresentou o trabalho socioambiental desenvolvido pela empresa Rio Deserto. FOTO: Miriam Zomer/Agência AL

Na segunda-feira (15), foi a vez de Criciúma, no Sul do estado, receber o workshop regional da Certificação de Responsabilidade Social, organizado pelo Comissão Mista de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. A exposição do case da empresa Rio Deserto, que atua com tecnologia de mineração em subsolo, certificada em 2013, foi o destaque da tarde de atividades realizada na Associação Industrial e Comercial de Criciúma (Acic).

Ao todo, representantes de 16 instituições, entre elas oito empresas e oito entidades com fins não econômicos interessadas em participar da quarta edição do Prêmio Certificação e Responsabilidade Social e Troféu Destaque de Santa Catarina de 2014, que nesta edição tem como tema da certificação “Uma atitude de Valor catarinense - o equilíbrio social sustentável em suas mãos”, acompanharam as orientações necessárias para o processo de seleção.

Com um processo de inscrição 100% digital aberto até 6 de outubro, no site da Assembleia Legislativa, a iniciativa tem por finalidade reconhecer e destacar as instituições que tenham a responsabilidade social incluída em suas políticas de gestão, visando à promoção do bem-estar da sociedade.      

Ao iniciar as atividades, uma breve explanação sobre a iniciativa foi realizada pela integrante da Comissão de Assessoria Técnica da comissão mista Elisangela Weigel Schappo. Segundo ela, a cada local onde vem sendo realizado o whokshop, acontece uma recepção diferente, com dúvidas e questionamentos diferenciados, que variam dependendo das atividades desenvolvidas em cada região.

“Tudo depende se existe uma concentração maior de entidades ou de empresas e das dúvidas que elas trazem. Principalmente se fala de sustentabilidade voltada para o meio ambiente, ou de locais com muita exploração extrativista, que faz variar bastante entre os municípios”, aponta.

Elisangela revelou que o processo da certificação se torna um desafio para ambos, tanto para aquele que avalia, quanto para aquele que é avaliado. “Todos os processos, inclusive este do workshop durante o processo de conversa de sanar as duvidas que vão surgindo, também surgem novas ideias e propostas para evolução do próprio edital. Não adianta pregarmos uma teoria se não praticar . Reconhecer aquele que faz a diferença a partir do momento que também consegue ouvir a expectativa dos seus interessados nós também temos que partir desse principio, sendo enriquecedor para ambos como um desafio para própria comissão”, avalia.

Empresa Rio Deserto
Comandada pela representante da área de marketing da empresa Rio Deserto, Gabriela Barreto, a apresentação do case revelou a importância e os benefícios de se participar do prêmio. Segundo a publicitária, a conquista da certificação em 2013 reflete a preocupação constante da empresa de sempre zelar pela responsabilidade socioambiental, especialmente por se tratar de uma mineradora.

“Todas os prêmios e projetos adquiridos pela empresa ajudam na escolha de outras instituições com a Fatma, que liberam licenças a visualizar as reais intenções da empresa”, destaca. Ao avaliar o processo de certificação e a participação da empresa, Gabriela afirmou que o processo só acrescenta de forma positiva às ações da instituição.

A bióloga Micheli Ribeiro falou sobre a parceria entre a Rio Deserto e o projeto Felinos do Aguaí. “Essa parceira vem trabalhando principalmente o desenvolvimento sustentável da região através das atividades desenvolvidas na reserva do Aguaí. Levamos o conhecimento para que as pessoas possam partir da atitude e conservar. Com o apoio da empresa, as pessoas passaram a conhecer  projeto e a partir dai proteger a diversidade de vida que temos na região” explicou.  O “Felinos do Aguaí” é um projeto ambiental dedicado à conservação dos felinos silvestres e de seu ecossistema, a Mata Atlântica, que é um dos biomas mais ricos em diversidade biológica e que abriga mais de 20 mil espécies de plantas, e é hoje um dos mais ameaçados por conta de desmatamentos.

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar