Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
01/09/2020 - 16h26min

Criação da Polícia Penal catarinense avança na Assembleia Legislativa

Imprimir Enviar
Sessão ordinária desta terça-feira (1)

O Plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou por unanimidade, na tarde desta terça-feira (1), a admissibilidade da proposta de emenda à Constituição (PEC) que cria a Polícia Penal no estado. A matéria segue para a análise do mérito nas comissões permanentes da Alesc.

A proposta tramita na forma da PEC 3/2020, de autoria do Poder Executivo. Ela faz duas alterações na Constituição Estadual que incluem a Polícia Penal como órgão de segurança pública do Estado e estabelecem que ela ficará responsável pela segurança dos estabelecimentos penais catarinenses. O texto da PEC também determina que o cargo de Agente Penitenciário será transformado em Policial Penal.

Com a admissibilidade aprovada em plenário, a proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Comissão de Finanças e Tributação e pela Comissão de Segurança Pública. Após ser aprovada nessas comissões, a PEC segue para nova votação em plenário, em dois turnos, nos quais são necessários 24 votos para a aprovação e posterior promulgação pelo presidente da Assembleia.

Além da PEC, dois projetos de lei (PLs) foram aprovados por maioria de votos na sessão desta terça: o PL 31/2020, o deputado Valdir Cobalchini (MDB), que reconhece Timbó Grande como Capital Catarinense Cabocla do Contestado; e o PL 424/2019, do deputado Jair Miotto (PSC), que institui a Semana de incentivo e estimulo à permanência de jovens no meio rural no Estado de Santa Catarina. Essas duas propostas passarão pela votação da Redação Final antes de ir para análise do governador.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar