Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
19/06/2019 - 18h09min

CPI ouve engenheiro que trabalhou na Ponte Hercílio Luz por 13 anos

Imprimir Enviar
Hubert Beck Junior, engenheiro de produção na Ponte Hercílio Luz entre 1996 e 2009

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa de Santa Catarina que investiga possíveis irregularidades nas obras da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, tomou mais um depoimento, durante a reunião da tarde desta quarta-feira (19). Trata-se do engenheiro civil Hubert Beck Junior, que atuou nas obras da ponte entre 1996 e 2009, pelo consórcio formado pelas empresas Roca e TEC.

Beck Junior foi engenheiro responsável pela produção e pela execução dos serviços de conservação e manutenção da ponte, que correspondiam a jateamento, pintura e substituição de peças danificadas. Segundo ele, o consórcio Roca-TEC não realizou serviços no vão central da Hercílio Luz.

“Éramos impedidos de trabalhar no vão central. Diziam que ela estava em perigo e uma série de alegações, algumas das quais eu desconheço”, disse. Ele afirmou dos serviços previstos inicialmente, 50% dos reparos do vão 12 não foram executados, pois havia residências embaixo da ponte.

No início do depoimento, Beck Junior afirmou ao relator da CPI, deputado Bruno Souza (sem partido), que sempre foi registrado como funcionário da TEC. No entanto, conforme Bruno, em 2005, o engenheiro participou de uma licitação como representante da Roca, em certame no qual a única concorrente foi a TEC. Confrontado com essa informação, o depoente disse que não se lembrava de ter representado a Roca. “Eu trabalhava com a parte técnica”, ressaltou.

Posteriormente, a deputada Luciane Carminatti (PT) voltou ao assunto. “O senhor foi engenheiro da TEC, mas num processo de licitação, o senhor representou a Roca. Nos parece burlar a licitação”, disse.

Beck Junior informou que tinha procuração para representar a Roca em diversas situações. “Não vejo nenhum problema, porque eu tinha procuração da Roca. Eu só fazia a parte técnica, não me envolvia com orçamentos”, afirmou.

O engenheiro também trabalhou no antigo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) entre 1962 e 1994, mas, segundo ele, não atuou na Ponte Hercílio Luz nesse período.

Trabalhos
Na próxima semana, o relator da CPI vai apresentar requerimento para a convocação de mais testemunhas. Segundo Bruno Souza, pelo menos outros 10 depoentes serão ouvidos pela comissão, cujos trabalhos vão até o começo de novembro.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar