Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
26/06/2019 - 18h51min

CPI aborda não formalização de consórcio para obras na Hercílio Luz

Imprimir Enviar
Delbi Canarin (e) foi uma das testemunhas ouvidas na reunião desta quarta (26) da CPI da Ponte Hercílio Luz

A não formalização de um consórcio para obras na Hercílio Luz, no início dos anos 2000, foi o principal tema abordado nos depoimentos tomados pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa de Santa Catarina que investiga possíveis irregularidades na manutenção e restauração da ponte. Na reunião desta quarta-feira (26), os deputados ouviram os engenheiros Delbi Joel Canarin e Arnoldo Martins, ambos do DER/Deinfra.

Canarin foi gerente de Licitações e presidente da Comissão de Licitações do órgão estadual entre as décadas de 1990 e 2000. Já Martins foi diretor de Operações do então Departamento de Estradas de Rodagem (DER) entre 1999 e 2002. Eles confirmaram que as licitações realizadas e os contratos celebrados à época eram restritos à manutenção dos viadutos de acesso à ponte.

A Canarin, o relator da CPI, deputado Bruno Souza (sem partido), questionou sobre a não formalização do consórcio entre Roca e TEC para obras de manutenção nos viadutos, em 2002. Segundo o relator, embora o edital de licitação tenha exigido a formalização, quando da execução dos serviços, isso não ocorreu, sendo que apenas o CNPJ da TEC aparece no contrato e nos termos aditivos.

“Eu teria que ver esses documentos”, disse o engenheiro. “Quando tem um consórcio, você define uma empresa líder, e o contrato é direto com ela. Até os pagamentos são feitos para a empresa líder.”

Bruno insistiu na necessidade de formalização do consórcio, por meio de um CNPJ exclusivo. “Não estou lembrado deste detalhe. Teria que ver os documentos”, respondeu o depoente.

Sobre o mesmo assunto, a outra testemunha, Arnoldo Martins, afirmou à CPI que não tinha conhecimento da não formalização. “Da parte da diretoria de Operações, cabia a elaboração da documentação para a licitação”, disse, “[Sobre a formalização do consórcio] Essa é uma parte documental, não é uma parte técnica. Caberia à área jurídica.”

Projeto do Dnit
Os depoentes também foram questionados sobre o projeto que o Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit) apresentou para a restauração do vão central da ponte, que possibilitaria a sua reabertura ao tráfego.

Canarin informou que o projeto foi apenas analisado pelo Deinfra, sem qualquer alteração. “Não participei da concepção do projeto. Aceitamos como estava, não fizemos alteração nenhuma. A análise foi feita da maneira como nós tínhamos condições, dentro do possível”, disse.

Bruno Souza questionou sobre problemas na rótula da ponte, que inviabilizariam a execução do projeto do Dnit. O engenheiro afirmou que para ele, à época, a proposta parecia adequada. “Na minha época, só fizemos manutenção dos viadutos. O projeto do Dnit era apenas para ser analisado.”

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar