Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
07/04/2020 - 19h03min

Covid-19: secretário da Saúde será ouvido pela Alesc na próxima terça (14)

Imprimir Enviar
Presidente da Alesc, deputado Julio Garcia, durante a sessão virtual desta terça-feira (7). FOTO: Daniel Conzi/Agência AL

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Julio Garcia (PSD), anunciou, durante a sessão virtual desta terça-feira (7), que o secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino, será ouvido pelos deputados na próxima terça-feira (14), às 14 horas. A exemplo de todas as atividades realizadas pela Alesc desde o início da pandemia de Covid-19, o encontro será por meio de videoconferência.

A convocação do secretário foi aprovada na semana passada, por meio de requerimento do deputado Bruno Souza (Novo). O objetivo é saber de Zeferino quais ações estão sendo desenvolvidas pelo governo para dotar a saúde catarinense da estrutura necessária para o enfrentamento da pandemia.

O encontro será organizado pela Comissão de Saúde da Alesc. “Há muitas questões que os deputados querem esclarecer para passar para a população”, ressaltou o presidente da comissão, deputado Neodi Saretta (PT).

Também durante a sessão, o Plenário virtual aprovou 65 proposições, entre moções, indicações, requerimentos e pedidos de informação, todos relacionados com a pandemia do Covid-19 em Santa Catarina. Em um dos pedidos de informação, a Comissão de Saúde quer saber do Estado como ficará a situação dos contratos temporários de servidores da Saúde que estão prestes a vencer. Segundo Saretta, são 858 médicos, 338 enfermeiros e quase mil técnicos de enfermagem, cujos contratos estão prestes a expirar.

Reabertura do comércio e da indústria
Os parlamentares também aprovaram moções ao governador apelando pela retomada de atividades econômicas que foram atingidas pela quarentena decretada há 21 dias no estado.

O deputado Jessé Lopes (PSL) reconheceu a preocupação da Assembleia com a saúde, mas destacou a necessidade do Parlamento se preocupar, também, com a economia catarinense. Ele é autor de duas propostas de sustação de ato, aprovada nesta terça-feira na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que suspendem os decretos estaduais sobre a quarentena.

“Tenho me preocupado mais com o ‘Agronômica vírus’, que é teimoso e resistente e ataca os catarinense, ataca a renda das famílias”, disse Jessé, numa referência à residência oficial do governador, a Casa d’Agronômica. “Que tipo de respirador vamos fornecer aos mais de 150 mil desempregados que já temos no estado. É de partir o coração o desespero dessas pessoas.”

Alguns deputados pediram o retorno do comércio e da indústria. As manifestações mais incisivas partiram de Volnei Weber (MDB) e Nilso Berlanda (PL). Para eles, as pessoas já estão conscientes das medidas de proteção, como uso de máscaras e álcool gel e do distanciamento, o que possibilitaria a liberação principalmente do comércio.

“Faço um apelo aos deputados. Falo em nome dos pequenos lojistas. São 21 dias de comércio fechado. O lojista não vende, tem aluguel para pagar, tem salários para pagar. Precisamos nos colocar no lugar deles”, comentou Berlanda.

O deputado Mauricio Eskudlark (PL) também pediu a retomada das atividades econômicas, em especial nas cidades onde não há casos da doença. Ele criticou o governo pela quarentena generalizada. “Tudo sem nexo, sem previsão, todos perdidos, não sabem porque estão fazendo as coisas”, disse.  Jair Miotto (PSC) defendeu a reabertura no comércio das pequenas cidades, mediante a instalação de barreiras sanitárias.

Altair Silva (PP), Ismael dos Santos (PSD) e Sergio Motta (Republicanos)  também se manifestaram pela retomada das atividades econômicas.

José Milton Scheffer (PP) e Marcius Machado (PL) fizeram ponderações a respeito dessa reabertura. Eles defendem que as atividades sejam retomadas, mas ressaltam a necessidade de se respeitar as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde sobre o isolamento social.

“Precisamos ouvir médicos e cientistas que têm conhecimento para que vidas sejam poupadas”, afirmou Scheffer. “A economia deve retornar de forma racional, que venha a trazer responsabilidade para todo o setor”, completou Marcius.

O deputado Valdir Cobalchini (MDB), que representa a Alesc no grupo de trabalho criado pelo governo para discutir as ações de combate à pandemia, afirmou que o Executivo já estuda a retomada das atividades econômicas. Nesta quarta (8), por exemplo, o segmento automotivo deve reabrir, adiantou.

Comissão
Ainda na sessão desta terça, foi aprovada a criação da comissão da Alesc que vai acompanhar a execução do orçamento do Estado durante o período da pandemia. A constituição desse grupo está prevista no decreto legislativo, aprovado no mês passado pelos deputados, que declarou estado de calamidade pública em Santa Catarina. A composição do grupo será a mesma da Comissão de Finanças e Tributação.

Voltar