Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
02/03/2021 - 16h34min

Covid-19: aprovada prioridade para PL sobre transparência na vacinação

Imprimir Enviar
Projeto obriga a divulgação da relação de vacinados, a fim de evitar casos de "fura-fila". FOTO: Cristiano Estrela/Secom

O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade, na sessão desta terça-feira (2), o Requerimento 218/2021, de autoria do deputado Felipe Estevão (PSL), que dá prioridade na tramitação ao projeto de lei (PL), também de autoria de Estevão, sobre a obrigatoriedade da divulgação das pessoas vacinadas contra a Covid-19 no estado. Com isso, a proposta tramitará de forma mais rápida, dispensando prazos e exigências previstos no Regimento Interno da Alesc.

O PL em questão, de número 40/2021, foi apresentado na semana passada pelo parlamentar. Ele acrescenta artigo à Lei 17.066/2017, com o objetivo de obrigar os municípios a publicarem e manter atualizada, em página própria de internet, a relação dos vacinados contra a Covid-19 em Santa Catarina. O objetivo principal, de acordo com Estevão, é evitar casos de pessoas que não pertencem aos grupos prioritários para a imunização, mas, mesmo assim, recebem as doses da vacina.

“Nós temos muitas denúncias sobre fura-fila pelo estado, em várias cidades”, comentou o autor do projeto. “Não queremos expor ninguém, não se trata de uma ‘ditatura sanitária’. Queremos apenas que os prefeitos e secretários tenham transparência nessa questão, que haja responsabilidade por parte dos municípios na aplicação das vacinas, e que a sociedade possa fiscalizar”, completou Estevão.

O regime de prioridade está previsto no Regimento Interno da Assembleia Legislativa. Nele, cada comissão permanente terá o prazo de três reuniões ordinárias para apreciar o projeto.

O PL 40/2021 deverá ser analisado por quatro comissões antes de ser votado em plenário: de Constituição e Justiça (CCJ); de Finanças e Tributação; de Trabalho, Administração e Serviço Público; e de Saúde. Atualmente, a proposta está na CCJ, sob a relatoria do deputado Valdir Cobalchini (MDB).

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar