Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
03/10/2019 - 13h35min

Conselho Regional de Nutricionistas completa 10 anos

Imprimir Enviar
Rita de Cássia, deputada Luciane, Maria de Fátima e Ana Jeanete

A Assembleia Legislativa homenageou na noite desta quarta-feira (2) com uma moção de aplauso o Conselho Regional de Nutricionistas (CRN) - 10ª Região. Na oportunidade, profissionais e lideranças da categoria, integrantes do Ministério Público e parlamentares receberam certificados por colaborar com a segurança alimentar e nutricional da população.

A deputada Luciane Carminatti (PT), proponente da solenidade, o deputado Kennedy Nunes (PSD) e o vereador da Capital Marquito (PSOL) foram agraciados, cabendo às dirigentes classistas a tarefa de registrar a trajetória da entidade.

Ana Jeanete Ferreira Lopes de Haro, presidente do CRN, classificou de ousadia o início das atividades em 2009, já que o órgão contava com um fiscal em Santa Catarina, num universo de mil profissionais e dez cursos de graduação. “Hoje temos 5.200 nutricionistas e 25 cursos, focando como diretriz o direito humano à alimentação adequada em parceria com o poder público.”

Maria de Fátima Martins, presidente do Sindicato dos Nutricionistas de SC e da Federação Nacional dos Nutricionistas, declarou ser uma honra e um desafio comandar a categoria numa situação de precarização do trabalho. “Estamos enfrentando a privatização dos serviços públicos e os contratos nutricionais precarizados. Nossa luta é para reerguer as relações de trabalho dos nutricionistas.”

Presidente do Conselho Federal de Nutricionistas, Rita de Cássia Frumento, disse que atualmente o papel do profissional é incontestável no mundo do trabalho da área de saúde. “Prova disso é a atuação na alimentação escolar, nutrição esportiva, indústria de alimentos, ensino, pesquisa e extensão.”

Ação parlamentar
Luciane Carminatti citou algumas ações de seu mandato em parceria com o CRN. “Desde 2011 estamos na luta contra a terceirização da merenda escolar no Estado. Está bem difícil a tramitação do nosso projeto. Propus a isenção de ICMS aos produtos da agricultura familiar para a merenda escolar e o governador editou decreto em prol de uma alimentação saudável para nossas crianças.”

Informou ainda que apresentou projeto de lei sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para a educação básica, participa das discussões sobre alteração na lei que trata de bebidas e lanches em escolas públicas e foi autora de lei que criou o Dia Estadual da Nutricionista, 31 de agosto.

Rubens Vargas
Agência AL

Voltar