Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
28/11/2018 - 11h39min

Congresso reúne vereadores de todo o estado na Assembleia Legislativa

Imprimir Enviar

Com a presença de 411 legisladores municipais, provenientes de 81 cidades catarinenses, teve início, na manhã desta quarta-feira (28) na Assembleia Legislativa, mais uma edição do Congresso Estadual de Vereadores. O evento, que é promovido pela União dos Vereadores de Santa Catarina (Uvesc), se estende até o dia 30, com uma programação que inclui palestras com especialistas de diversas áreas e apresentação e votação de moções.

Conforme o presidente da Uvesc, Adelar Provenci (Kiko), que também cumpre mandato como vereador em Herval d’Oeste, o objetivo do evento é consolidar a atuação das câmaras e promover a capacitação dos legisladores municipais. “O vereador é a principal figura política do país, pois é ele quem convive diariamente com as pessoas, seja nas ruas, no mercado, ou na igreja e que recebe as demandas da população. Então, precisamos sempre atuar firme no fortalecimento das câmaras e levar informação aos vereadores para que possam cumprir bem os seus trabalhos no dia a dia, pois os desafios são grandes e a sociedade cobra muito.”

Já a deputada Luciane Carminatti (PT) destacou o encontro como uma oportunidade para a troca de experiências e discussão de questões importantes para os catarinenses. “Eu, que fui vereadora por duas vezes, participava muito desses eventos, que servem para construir a informação, o conhecimento, discutir os temas que estão colocados na atualidade e proporcionar uma reflexão sobre o papel do vereador, que é a autoridade mais próxima do cidadão.”

Os temas a serem discutidos no congresso incluem moralidade, ética e transparência na administração pública; combate a corrupção e ineficiência na máquina pública; o papel das comissões nas câmaras de vereadores e projetos de ressocialização de detentos.

Entre os palestrantes convidados estão Geraldo José Gomes, auditor fiscal do Tribunal de Contas do Estado; Samuel Dal Farra Naspolini, promotor de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina e coordenador do Centro de Apoio Operacional da Moralidade Administrativa; Everton Menegaes Paim, consultor jurídico; e lideranças políticas, como o deputado estadual eleito Nilso Berlanda (PR), e os deputados federais Esperidião Amin (PP-SC) e Jorginho Mello (PR-SC).

Na sexta-feira (30), dia do encerramento do congresso, está programada a eleição da nova diretoria executiva da Uvesc para o biênio 2019-2020.

A programação completa do evento pode ser conferida aqui

 

 

Alexandre Back
Agência AL

Voltar