Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
15/07/2019 - 21h26min

Congresso da Federação das Apaes trata da prevenção das deficiências

Imprimir Enviar
Congresso foi aberto na noite desta segunda-feira (15), no Centro de Eventos da UFSC
FOTO: Solon Soares/Agência AL

Com o tema “Quebre paradigmas: evite deficiências”, foi aberto, na noite desta segunda-feira (15), o 1º Congresso Brasileiro de Prevenção de Deficiências. Até quarta-feira (17), no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, especialistas de todo o país vão apresentar e debater estratégias para a promoção da prevenção das deficiências.

O evento é realizado pela Federação das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) de Santa Catarina (Feapaes-SC). Segundo a presidente da entidade, Lorena Starke Schmidt, a expectativa é que 700 pessoas participem do congresso.

“Nós sentimos falta de ter mais capacitação e de dar mais importância à prevenção”, afirmou a dirigente. “Sabemos que 70% das pessoas que nascem com a deficiência não a tivessem se houvesse ações mais efetivas pela prevenção. Queremos, com o congresso, chamar a atenção para isso para que todos façam a prevenção.”

Desde 2012, a Feapaes-SC desenvolve o Programa Prevenção de Deficiências, com o objetivo desenvolver, junto à comunidade, ações sobre os vários fatores de risco que podem causar deficiência e sensibilizar a sociedade sobre a sua responsabilidade na redução da incidência de deficiências. Atualmente, o programa, considerado pioneiro, atende as 195 Apaes de Santa Catarina.

O presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa, deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), participou da abertura do congresso. Representando o presidente da Alesc, deputado Julio Garcia (PSD), o parlamentar afirmou que a promoção das prevenções é uma das principais preocupações da comissão da Assembleia.

“É um tema do dia a dia, mas é algo que tem que ser levado a sério e reforçado seriamente”, comentou. “Essa é uma responsabilidade nossa, mas também dos profissionais e das famílias. É preciso mostrar que podemos fazer muito pela prevenção das deficiências”, completou Dr. Vicente, que foi homenageado pela Federação das Apaes na abertura do congresso.

Representantes da UFSC, Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Ministério Público Estadual (MPSC) também participaram da abertura, que contou com a aula magna do médico ortomolecular e coach Dayan Siebra. O congresso tem sequência nesta terça-feira (16), no Centro de Eventos da UFSC. A programação completa está disponível no site oficial do evento.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar