Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
21/07/2016 - 10h22min

Conferência mundial visa desenvolver e integrar jovens empreendedores

Imprimir Enviar
Evento internacional reúne milhares em Florianópolis

Polo de tecnologia e inovação, a capital catarinense foi escolhida para sediar a Conferência Mundial de Empresas Juniores – Junior Enterprise World Conference (JEWC), que acontece até o dia 24, no Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira, no Sapiens Parque. Considerado o maior evento mundial de jovens empreendedores, o encontro reuniu durante a solenidade de abertura, nessa quarta-feira (20), autoridades, palestrantes renomados e mais de 3 mil congressistas de diferentes estados brasileiros e de 20 países. 

Com a mensagem de boas vindas aos participantes, o governador Raimundo Colombo (PSD), ressaltou a relevância do encontro que, segundo ele, permite à juventude colaborar com iniciativas para um mundo melhor para todos, por meio do empreendedorismo. “O dinamismo de acreditar nos sonhos faz com que as coisas aconteçam. Alcançamos o 6º maior PIB do Brasil por sermos um Estado empreendedor com um desenvolvimento constante. Além de um impacto para a formação, o evento proporciona um vetor econômico: turismo para nossa região”, salientou.  

À frente das atividades, o coordenador de programação do JEWC 2016, Yuri Kuzniecow, pontuou que a iniciativa traz uma reflexão sobre as maneiras de empreender em um mundo mais colaborativo e menos competitivo. "Buscamos compartilhar com os jovens possíveis mudanças, a partir dos seus sonhos”, frisou.

De acordo com Kuzniecow, as empresas juniores estão vinculadas a universidades, junto as quais desenvolvem projetos de consultoria para empresas que não poderiam pagar por um projeto mais caro. “Formada por estudantes universitários, a empresa júnior trabalha com a iniciativa de unir a teoria à prática. Estamos em busca de diálogos, na esperança de construirmos ideias melhores”, mencionou. 

Movimento Empresa Júnior
Pela primeira vez em Santa Catarina, o evento, criado em 2004, acontece a cada dois anos, em diferentes lugares do mundo com o objetivo de desenvolver o Movimento Empresa Júnior (MEJ) em escala global. Com a temática “Lead the co-era” (liderança na era da co-criação), a conferência conta, nesta edição, com uma série de palestras direcionadas ao tema, ministradas por personalidades renomadas.

A apresentação da consultora de liderança e desenvolvimento de equipe dos Estados Unidos, Michele Hunt abriu o ciclo de palestras. Com a apresentação do cenário real envolvendo várias questões sobre o planeta que precisam de transformação, Michele ressaltou a  necessidade de abordar formas de sanar a pobreza mundial e as relações desiguais de gênero.

Para o coach e facilitador de processos de mudança, cultura organizacional e desenvolvimento humano, Marcello Lacroix, esta edição da conferência remete a uma tendência que acompanha a humanidade desde o seu surgimento e que se desenvolve em diferentes formas com o passar das eras, abrangendo os níveis de consciência, compartilhamento, conexão, construção e contágio.

Durante sua abordagem, Marcelo comentou que a dica é declarar completas suas tarefas e compromissos (para você mesmo ficar livre) e recuperar a energia de cada uma das coisas com as quais você se envolveu. “É como terminar uma faculdade ou curso que você iniciou. Chegando ao fim, lhe dá um grande alívio e lhe deixa com energia para seguir a próxima etapa."

Entre os palestrantes, o presidente da Mckisey na América Latina, Nicola Calicchio argumentou que a busca pelo novo é uma jornada para fomentar o comprometimento e a liderança de uma nova era. Ao afirmar que o mundo está faminto por oportunidades de melhorias, Nicolas ressaltou a importância de cada um seguir sua paixão, aquilo que faz melhor. “Assim, o profissional obtém sucesso e ajuda o próximo, pois fazer o que gostamos é a possibilidade de fazer melhor."

O prefeito Cesar Souza Junior, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Carlos Chiodini, entre outras autoridades prestigiaram o evento, que conta com o apoio da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.  

Informação
O evento é organizado em conjunto pela JADE e Brasil Júnior, alternando sua sede entre Europa e Brasil. Em 2012, o evento foi realizado em Paraty, no Rio de Janeiro, voltando à Europa em 2014, quando foi realizado em Genebra.

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar