Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
25/07/2016 - 17h27min

Conferência Mundial de Empresas Juniores promove Ação Social em Florianópolis

Imprimir Enviar

Considerado um sucesso, o maior evento mundial de jovens empreendedores encerrou suas atividades, ontem (24), em Florianópolis. Realizada no Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira, no Sapiens Parque, a Conferência Mundial de Empresas Juniores – Junior Enterprise World Conference (JEWC) reuniu durante os quatro dias de encontro mais de 3 mil congressistas de diferentes estados brasileiros e de 20 países. 

Realizado pela primeira vez na capital catarinense, o evento contou com uma ampla programação teórica, com palestras e debates com personalidades renomadas, além de atividades em campo, como a promoção de uma Ação Social. Uma visita à comunidade de Vila União, no norte da ilha, marcou as atividades de extensão. A visita realizada por grupo de mais de 100 jovens participantes da conferência promoveu, por intermédio das propostas do JEWC, transformações na comunidade.
Segundo os organizadores do encontro, a Ação Social é um trabalho de expansão de imagem e revitalização do Centro Comunitário Vila União. Com o propósito de valorizar o patrimônio histórico da sociedade local, o grupo de  jovens empreendedores teve a oportunidade de conhecer profundamente a comunidade e a vida das pessoas que moram na Vila União.
A partir de uma troca de ideias e experiências, os estudantes promoveram, ao longo do dia, uma transformação, onde a mensagem deixada remete à comunidade a possibilidade alçar voos mais altos. Para o coordenador da Ação Social, Edgard Gouveia Junior, o mais importante é fazer com que essas pessoas sejam vistas. “Acostumados a ouvir: você não merece, você não é, você não pode, você não tem, os jovens das comunidades carentes merecem a oportunidade de ter suas histórias reconhecidas.”
Segundo a jovem empreendedora Giovanna Zattar, a iniciativa busca construir um futuro melhor, onde a falta de oportunidades, que muitas vezes tira a esperança de jovens de comunidades carentes, seja apagada. Ao pontuar que a ação pode ser feita por qualquer cidadão, a estudante ressalta a importância de uma transformação de consciência, para que as coisas possam acontecer com mais naturalidade. "Afinal mudar a realidade é um dos desafios”, destacou.
Na tentativa de buscar transformar os sonhos em realidade, os jovens empreendedores uniram a possibilidade de fazer a força das mãos, e a partir do trabalho de limpeza, pintura, entre outras ações, se envolveram completamente com a comunidade. Com a mão na massa, a estudante do Paraná, Alyssa Ishida, mencionou que o pouco feito na comunidade, em apenas um dia, já trouxe grandes impactos para o bem estar das pessoas. “O importante é começar a mudança, independente do tamanho da caminhada.”
Mesmo com o mundo do crime presente nas redondezas da Vila União, a esperança de muitas pessoas da Vila União é sonhar com uma vida melhor. É o caso da dona de casa Cristina da Rosa, que mesmo com tantas dificuldades sentiu orgulho da comunidade, privilegiada ao receber tanta gente de diferentes lugares para ajudar. “Esse é um grande momento, onde a gratidão toma conta de mim”, comentou.     

Lançamento
Em tempos de dificuldades para compreender as diferenças existentes no mundo, foi lançado durante a conferência a Organização da Juventude pelos Direitos Humanos no Brasil. Na busca de agentes de tolerância e paz ao redor do planeta, o primeiro presidente da organização, Israel Rocha, afirmou que um dos propósitos é levar às escolas públicas da Grande Florianópolis, num primeiro momento, o conteúdo da declaração universal dos direitos humanos da Organização das Nações Unidas (ONU). Segundo ele, a meta é expandir o projeto para todo o estado, com a proposta de inclusão da declaração dos direitos humanos em todos os níveis de ensino do país.
Segundo Rocha, o grupo já trabalha na elaboração de um projeto junto à Câmara Federal, Senado e Ministério da Educação.

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar