Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
22/05/2015 - 19h47min

Concurso quer incentivar crescimento da moda inclusiva em Santa Catarina

Imprimir Enviar
Cerimônia na Assembleia marcou lançamento da terceira edição do prêmio de moda inclusiva. FOTO: Fábio Queiroz/Agência AL

Foi lançada na noite desta sexta-feira (22), na Assembleia Legislativa, a terceira edição do Prêmio Catarinense de Moda Inclusiva, promovido pelo Instituto Social Nação Brasil, com apoio de várias empresas catarinenses. A cerimônia de lançamento contou com o apoio da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Parlamento estadual.

O objetivo principal do prêmio é estimular estudantes de moda e estilistas a desenharem peças de roupa voltadas para pessoas com deficiência, incentivando o crescimento da moda inclusiva no estado. A miss Brasil Cadeirante 2015, Caroline Marques Paiva, que participou da cerimônia, acredita que a moda inclusiva tem um papel importante para a inclusão desse público. “A moda é para ser para todos. Nós não somos diferentes das demais pessoas, também queremos estar na moda, valorizar a nossa beleza. Por isso, a moda inclusiva tem esse papel importante”, afirmou.

Daniela Auler, coordenadora  do Concurso Internacional de Moda Inclusiva, afirmou que a moda inclusiva ainda é um assunto novo entre os estilistas e nas escolas de moda, porém em franco crescimento. Ela também acredita que, além da valorização da beleza, as roupas adaptadas atuam na inclusão das pessoas com deficiência. “A moda é uma ferramenta social. A sociedade tem trabalhado muito com a questão da inclusão nos últimos anos e o vestuário tem seu papel nesse movimento”, declarou.

A fisioterapeuta Dariene Rodrigues, também presente ao evento, é uma das pioneiras na moda voltada para pessoas com deficiência. Ela é diretora do Lado B-Moda Inclusiva, a primeira empresa a desenhar e produzir peças para esse público. Segundo ele, além da valorização da autoestima, as roupas inclusivas também facilitam o trabalho de quem atua como cuidador de pessoas com deficiência. “A moda inclusiva tem um papel importante na melhoria da qualidade de vida do cadeirante, do amputado”, acredita.

O designer, estilista e professor de moda Mario Queiroz foi um dos palestrantes do evento desta noite. Ele destacou a necessidade do estímulo à moda inclusiva, não apenas na elaboração de peças adaptadas, mas, também na valorização na beleza dessas roupas. “Nosso objetivo é incentivar os alunos de moda a pensarem que as roupas também devem destacar a beleza, mexer com a vaidade das pessoas com deficiência”, disse.

Jupira Dias, produtora do Prêmio Catarinense de Moda Inclusiva, afirmou que as inscrições já estão abertas e podem ser feitas na fanpage do concurso no Facebook ou por e-mail. Ao todo, serão selecionados 20 trabalhos, que participarão de um desfile em Florianópolis, no dia 3 de dezembro. “Vamos fazer palestras pelo estado para incentivar alunos e estilistas a aderirem à moda inclusiva”, comentou.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar