Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
18/02/2020 - 15h30min

Comitiva propõe intercâmbios entre Santa Catarina e a região de Trento

Imprimir Enviar
Políticos e empresários italianos foram recepcionados pelos deputados Julio Garcia e Milton Hobus FOTO: Daniel Conzi

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Julio Garcia (PSD), e o deputado Milton Hobus (PSD) receberam na tarde desta terça-feira (18) uma delegação de oito prefeitos e lideranças da região de Trento, na Itália, atendendo solicitação do presidente da Câmara de Vereadores de Florianópolis, Fábio Braga (PTB), e do presidente do Circolo Trentino Di Florianópolis, Laércio Luiz Moser. A visita de cortesia teve o objetivo de apresentar e reaproximar o Parlamento catarinense, visando futuros intercâmbios culturais e sociais entre o Estado e a região.

O deputado Milton Hobus, que tem uma joint venture (associação econômica) com uma empresa italiana, representando o Parlamento, destacou a importância desta reaproximação com a região de Trento, lembrando que mais de 50% da população do Estado são descendentes de italianos. Ele ressaltou que a comitiva já tem parceria fechada com o município de Bento Gonçalves (RS) e que a proposta é consolidar novas parcerias de municípios catarinenses com esses prefeitos italianos.

O presidente da Câmara de Vereadores Florianópolis, Fábio Braga, observou que o encontro pode ser considerado um passo importante para reativação de uma parceria entre Santa Catarina e a região de Trento. “É um início de tratativas, um início de namoro que pode se tornar um casamento no futuro.”

Para o presidente do Circolo Trentino Di Florianópolis, Laércio Luiz Moser, entidade que reúne cerca de 100 famílias associadas desde Balneário Camboriú até o Sul do Estado, a reunião foi a reabertura de um processo que estava meio afastado de Santa Catarina com a região de Trento. “Eles têm como porta de entrada no Estado a cidade de Florianópolis e precisamos aumentar o nosso relacionamento com esses prefeitos e lideranças. Eles querem negócios, aumentar parcerias sociais e educacionais, por isso a importância deste encontro.”

O presidente da Comunidade della Vallagarina e líder da comitiva de prefeitos italianos, Stefano Bisoffi, explicou que há muito tempo a região tem uma parceria com o Rio Grande do Sul, principalmente com a cidade de Bento Gonçalves, por isso querem buscar uma reaproximação com as cidades catarinenses, por considerarem o estado uma região de colonização italiana forte no Brasil. A partir deste encontro poderá resultar em assinatura de um intercâmbio com a Associação Trentini Nel Mondo (AtnM).

Voltar