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06/05/2009 - 17h06min

Comitê do Rio Itajaí debate forma de prevenção para evitar cheias no estado

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Reunião do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Itajaí.
A convite da Comissão de Turismo e Meio Ambiente, presidida pelo deputado Décio Góes (PT), o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Itajaí esteve na Assembleia Legislativa, na tarde de hoje (6), para debater ações de prevenção a cheias no estado, em especial no Vale do Itajaí. Segundo o parlamentar, a reunião foi requerida em razão de o problema ter voltado à agenda pública após o desastre ambiental ocorrido em novembro de 2008. Formado por um grupo de pessoas que representam organizações públicas e privadas, o comitê é encarregado de orientar o uso e a proteção da água. Trata-se de uma instituição voltada para o gerenciamento das águas da bacia, criada em 1997 pelo Decreto Estadual 2109. De acordo com o grupo de trabalhos, a bacia do rio Itajaí é a maior da vertente Atlântica de Santa Catarina, e sua paisagem é dividida em três compartimentos naturais: o Alto Vale, o Médio Vale e a região de Foz do Itajaí. Durante o encontro, algumas exposições sobre as ações feitas pelo comitê foram apresentadas. Além dos avanços na área, as medidas para evitar as enchentes na região também foram citadas. João Luiz de Carvalho, membro do comitê que acompanha o projeto Japan Internacional Cooperation Agency (JICA), desenvolvido pelos japoneses na década de 1980, aponta a necessidade de descarregar o máximo possível da cheia pela calha do Rio Itajaí, melhorando assim a capacidade de escoamento, entre outros aspectos. Entre as explanações, a professora da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Noêmia Bohn, ressaltou que o conhecimento adquirido pelo comitê se resume a uma bagagem acumulada por uma década de estudos, baseadas na viagem de estudos à Alemanha e à Suíça para conhecer as técnicas modernas de prevenção de cheias. Estiveram presentes no encontro a deputada Ana Paula Lima (PT) e o deputado Serafim Venzon (PSDB). Funcionamento do comitê O comitê é composto por 50 membros, delegados em órgãos públicos estaduais e federais. Este colegiado é renovado a cada dois anos por meio de um processo público de escolha das organizações representantes por segmento. É dirigido por uma diretoria de 12 membros, composta da presidência, secretaria-executiva e uma comissão consultiva. Os nomes para essas funções são escolhidos em assembleia geral, também a cada dois anos. A iniciativa do Comitê do Itajaí é promover a articulação de ações de defesa contra secas e inundações e de garantia de fornecimento de água adequada para todos os usos. Esses objetivos serão alcançados mediante o combate e a prevenção da poluição, da erosão do solo e do assoreamento dos cursos de água, bem como da proteção de ambientes fluviais. (Tatiani Magalhãs/Divulgação Alesc, com informações do site www.comiteitajai.org.br)
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