Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
22/03/2023 - 10h40min

Comissão vai assumir debate sobre impacto de acidentes com moto na Saúde

Imprimir Enviar

FOTO: Solon Soares/Agência AL

Por proposição do deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa deverá assumir o debate sobre o impacto dos acidentes com motos no sistema público de saúde. O assunto foi discutido durante a reunião ordinária do colegiado, nesta quarta-feira (22).

Conforme apresentou o parlamentar, são mais de 30 mortes registradas no Brasil todos os dias resultantes de ocorrências de trânsito envolvendo motocicletas. “É inacreditável o custo social de uma pessoa que se acidenta com moto devido à gravidade das lesões. E quanto custa isso para a pessoa, para a família e para o poder público? O tratamento disso é caríssimo e o paciente necessita de serviços complementares, como fisioterapia, fonoaudiologia, entre outros”, alertou Caropreso.

A iniciativa foi defendida pelo deputado Repórter Sérgio Guimarães (União). O assunto, conforme explicou o parlamentar, é uma das bandeiras do seu gabinete. Guimarães disse que apresentou à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) a proposta da criação de faixas exclusivas para motocicletas nas estradas catarinenses.

“É uma faixa de 90 centímetros, pontilhada branco e azul, exclusiva para motos. Esse modelo já foi implantado em São Paulo e precisamos trazer isso para cá. Claro que esses acidentes não vão acabar de uma hora para outra, é preciso também a conscientização dos motociclistas”, sinalizou Guimarães.

Seminários e capacitações
A Comissão aprovou uma série de seminários e capacitações que serão realizadas ao longo do ano. No mês de abril, em data e local a serem definidos, uma audiência pública vai debater e encaminhar questões relacionadas ao Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. O proponente é o deputado Neodi Saretta (PT).

Confira os demais eventos programados:
• Palestra de Abertura da 84ª SBEn - Semana Brasileira de Enfermagem, no dia 12 de maio, no Auditório Antonieta de Barros;
• Seminário sobre Autismo e Perspectivas atuais nas Diferentes Intervenções, no dia 19 de maio, em Campos Novos;
• VI Congresso Catarinense do Aleitamento Materno, no mês de junho, no Auditório Antonieta de Barros;
• Seminário de Capacitação na Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Raras, no mês de agosto, no Auditório Antonieta de Barros;
• Seminários de Capacitação na Atenção à Saúde das Pessoas com Estomias, em datas a serem definidas, nas cidades de Criciúma, Lages, Mafra e Itajaí.

Daniela Legas
AGÊNCIA AL

Voltar