Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
27/02/2019 - 13h52min

Comissão recebe presidente da FCEE e apresenta planejamento para 2019

Imprimir Enviar
Rubens Feijó, presidente da FCEE, apresenta dados da entidade

Reunida na manhã desta quarta-feira (27), a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência teve como destaque da pauta de trabalho uma explanação do novo presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Rubens Feijó.

Empossado no cargo na última sexta-feira (22), Feijó apresentou os números relacionados à entidade, situada em área de 54 mil m2 no município de São José, onde são atendidas pessoas com tipos de deficiências, tais como surdez, cegueira e com baixa visão, deficiência intelectual, física, Síndrome de Down, Transtorno do Espectro Autista, além da realização de pesquisas e capacitações.

“Hoje nós temos convênio para cedência de professores com 209 Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), repasse de recursos do Fundo Social  para 189 instituições e pecúnia para outras 12, com valor de quase R$ 40 mil só de financiamentos. Contamos com cerca de 2 mil professores cedidos, além de 800 servidores da própria fundação”, afirmou.

Servidor da FCEE há quase quatro décadas, Feijó anunciou ainda como pretende direcionar a sua gestão. “Queremos fazer um trabalho compartilhado, chamando as outras instituições que atuam no segmento da pessoa com deficiência e fazer parcerias para a implementação de novas políticas públicas para Santa Catarina.”

Cronograma de atividades
Outro destaque da reunião foi a apresentação das atividades planejadas pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência para 2019.

O documento, que ainda não está totalmente fechado, inclui a realização de 30 eventos, tais como seminários, cursos, congressos e exposições artísticas sobre temas variados como doenças raras, autismo, prevenção de deficiências e legislação específica do setor. “Todas essas atividades referem-se a temáticas importantes, muitas das quais sugeridas pelas entidades ligadas às pessoas com deficiência, e devem atingir todas as regiões do estado”, disse Janice Steidel  Krasniak, assessora técnica da comissão.

Na ocasião, a deputada Marlene Fengler (PSD) declarou que os projetos contarão com o apoio operacional da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, a qual preside. “Essa parceria com a Escola vai continuar e ser consolidada, pois consideramos a discussão destes temas muito importantes para a elaboração de políticas públicas e queremos que a sociedade se envolva ainda mais.”

Centro Catarinense de Reabilitação
Ainda durante a reunião, ficou decidido que os integrantes do colegiado farão uma visita ao Centro Catarinense de Reabilitação (CCR), que funciona anexo ao Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis.

“Lá são realizadas várias iniciativas em prol da pessoa com deficiência, principalmente na área da reabilitação física e da inclusão social, portanto considero muito importante que os membros do colegiado conheçam o trabalho que é desenvolvido lá.”, disse o presidente da comissão, deputado Doutor Vicente Caropreso (PSDB).

A data e o horário da visita ainda serão agendados.

 

Alexandre Back
Agência AL

Voltar