Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
28/04/2014 - 17h49min

Comissão Mista de Responsabilidade Social dá início aos trabalhos de 2014

Imprimir Enviar

A Comissão Mista de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa deu início, na tarde desta segunda-feira (28), às atividades referentes ao ano de 2014. Nesta primeira reunião, realizada com a equipe da Casa, compareceram representantes de federações e entidades convidadas para formar a comissão 2014. O objetivo foi o de apresentar o funcionamento da comissão e as atribuições aos que aceitarem participar desta quarta edição.

Maria Luiza Dalbosco, presidente da Comissão de Assessoramento da Comissão Mista de Responsabilidade Social, avalia o trabalho desenvolvido como uma grande oportunidade para as empresas apresentarem todos os seus projetos e se posicionarem positivamente em relação ao amparo socioambiental.

Este ano, foram convidados para fazer parte da comissão instituições que representam os veículos de comunicação de Santa Catarina, como Associação Catarinense de Rádio e Televisão (Acaert), Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC) e Associação Catarinense de Imprensa (ACI).

O presidente da Acaert, Rubens Oubrisch, revelou-se entusiasmado com o convite e informou que a associação já faz um trabalho de responsabilidade social nas suas emissoras de rádio. “Em 2012 as emissoras juntas investiram R$ 24 milhões em questões sociais. Para nós foi importante receber o convite porque podemos divulgar e tentar buscar mais empresas para também contribuir com a preservação socioambiental”.

Para a diretora institucional da Adjori, Rita de Cássia Lombardi, este é um projeto que merece uma ampla divulgação. “As empresas e entidades precisam, mesmo, achar o canal de divulgação para o seu próprio projeto, e este estímulo faz muito bem”.

Também foram convidados para fazer parte da comissão o Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de Santa Catarina (Cejesc), o Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência (Conede), o Conselho Regional de Contabilidade (CRC), a Federação das Associações Empresariais de Santa (Facisc), a Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Fampesc), a Fundação do Meio Ambiente (Fatma), a Federação do Comércio do Estado de Santa Catarina (Fecomércio), a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), a Organização das Cooperativas de Santa Catarina (Ocesc), o Observatório Social de Florianópolis (OSF) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae).

Os convidados irão analisar a iniciativa e as edições anteriores para a elaboração de novo edital, a eleição do presidente da comissão e o tema de destaque. Estas ações serão decididas nas próximas reuniões, agendadas para todas as segundas-feiras.

A Comissão teve sua primeira edição no ano de 2011 e destacou o Balanço Social das empresas e entidades. Em 2012, foi inserido no edital a avaliação de licenças ambientais e, em 2013, a discussão girou em torno das iniciativas do Terceiro Setor.

Objetivos do Prêmio e Certificação de Responsabilidade Social

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina, com base na Lei 12.918, de 23 de janeiro de 2004, instituiu o Certificado de Responsabilidade Social de Santa Catarina e o Troféu Responsabilidade Social - Destaque SC, tendo por finalidade reconhecer e destacar as empresas privadas e entidades com fins não econômicos que tenham a responsabilidade socioambiental incluída em suas políticas de gestão visando à promoção do bem-estar da sociedade e à preservação ambiental.

As entidades concorrem em uma única categoria. Já as empresas concorrem em três categorias, de acordo com o faturamento anual (micro/pequena, média e grande empresa). Dentro de cada categoria há dois segmentos (indústria e comércio/serviços/turismo). Neste ano, as cooperativas concorrem com as empresas e não com as entidades sem fins lucrativos.

 

Michelle Dias
Agência AL

Voltar