Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
04/10/2017 - 13h34min

Comissão pedirá ao governo subvenção para o seguro agrícola

Imprimir Enviar
Deputados José Milton Scheffer, Natalino Lázare e Padre Pedro Baldissera
FOTO: Solon Soares/Agência AL

Com a apresentação do corretor de seguros Paulo Norberto Stechinski falando da importância do seguro agrícola para a manutenção do homem no campo, os deputados da Comissão de Agricultura decidiram marcar uma audiência nas secretarias estaduais de Defesa Civil e de Agricultura para a elaboração de um plano para que o governo do Estado participe da subvenção, junto com a União, que facilite o seguro agrícola aos produtores catarinenses.

Na oportunidade, o deputado Natalino Lázare (PR), presidente do colegiado, informou que no Brasil apenas 15% das propriedades rurais contam com o seguro agrícola, motivo pelo qual convidou o corretor para fazer uma explanação aos demais integrantes da comissão.

Exemplo do Paraná
Stechinski relatou que o governo do Paraná passou, recentemente, de 20% para 26% a subvenção ao seguro agrícola, sendo que o governo federal é responsável por uma subvenção de 45%. "A subvenção social vai permitir que um número maior de agricultores tenham a sua safra garantida, que a agricultura familiar, responsável pela dinamização do setor rural em Santa Catarina, possa se desenvolver ainda mais sem a preocupação com as mudanças climáticas."
Alertando que essas subvenções só podem ser concedidas ao produtor que não tiver débitos com o fisco, o corretor frisou que, além de dar mais tranquilidade à produção no campo, o governo catarinense pode evitar despesas consideráveis com o êxodo rural.

Estiagem
Padre Pedro Baldissera (PT) lembrou que nos últimos 17 anos em apenas duas temporadas o agricultor não sofreu com intempéries, na quase totalidade com perdas de safra devido à estiagem. "Precisamos sensibilizar o governo do Estado sobre a importância de garantir os investimentos feitos na produção agrícola." O parlamentar informou que uma lei de 1992, de iniciativa do então deputado Idelvino Furlanetto, trata do seguro agrícola, sendo necessária a sua regulamentação.
Participaram também da reunião os deputados Dóia Guglielmi (PSDB) e José Milton Scheffer (PP).

Rubens Vargas
Agência AL

Voltar