Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
17/10/2017 - 12h03min

Comissão de Trabalho aprova projeto que altera destinação do FRJ

Imprimir Enviar

A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Assembleia Legislativa aprovou, na manhã desta quinta-feira (17), o Projeto de Lei Complementar (PLC) 14/2016, de autoria do Tribunal de Justiça, que altera destinações das receitas do Fundo de Reaparelhamento da Justiça (FRJ). O relatório, elaborado pelo deputado Dirceu Dresch (PT), aprovado por maioria na comissão, acata três emendas parlamentares ao projeto.

O principal objetivo do projeto é destinar um terço dos recursos do FRJ ao Fundo de Acesso à Justiça (FAJ), possibilitando a contratação suplementar de advogados credenciados nos casos de impossibilidade de atuação da Defensoria Pública Estadual. No entanto, o projeto original continha um ponto polêmico, que é a alínea B do inciso II, a qual possibilita a destinação de recursos para contratação (terceirização) de psicólogos e assistentes sociais no âmbito do Poder Judiciário. Na Comissão de Finanças e Tributação, o deputado Fernando Coruja (PMDB) foi autor de emenda que suprimiu essa alínea do texto.

Na Comissão de Trabalho, o relator manteve a emenda feita por Coruja na Comissão de Finanças. “Acatamos outra emenda, do deputado César Valduga (PCdoB), que trata da remuneração dos oficiais de Justiça quando eles atuam para pessoas hipossuficientes, pessoas de baixa renda”, explicou Dirceu Dresch. O relator acatou ainda, parcialmente, uma emenda de Darci de Matos (PSD) que possibilita o uso, pelo Estado, de recursos do FRJ para pagamento de precatórios. Dresch descartou uma parte da emenda de Darci de Matos, que restituía ao texto original a possibilidade de terceirização de psicólogos e assistentes sociais.

Seguindo a tramitação legislativa, o projeto voltará agora para a Comissão de Constituição e Justiça a fim de que seja analisada a constitucionalidade das emendas recebidas nas comissões de mérito.

Lisandrea Costa
Agência AL

Voltar