Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
19/11/2014 - 13h57min

Comissão de Segurança debate aumento da violência em Balneário Piçarras

Imprimir Enviar
FOTOS: Miriam Zomer/Agência AL

A falta de efetivo policial e o aumento da criminalidade no município de Balneário Piçarras foram assuntos debatidos hoje (19) pela Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa. A convite da deputada Ana Paula Lima (PT), o padre Wilson Gomes, da Paróquia Santo Antônio, de Piçarras, relatou uma tentativa de sequestro seguida de roubo de veículo, sofrida por ele na semana passada. A experiência motivou o padre a pedir ajuda da comissão para que sejam cobradas providências do governo do estado.

Gomes foi abordado por assaltantes no domingo passado (9) e, graças à presença de testemunhas, não foi sequestrado, mas teve o carro da paróquia roubado. Para surpresa dele, ao procurar a polícia para registrar a ocorrência, os agentes fecharam a delegacia e o deixaram esperando do lado de fora, enquanto saíram à procura dos assaltantes. O município conta com apenas dois policiais civis e três militares. “Vim aqui pedir que algo seja feito porque estamos muito vulneráveis à ação de bandidos. A cidade cresce, mas a estrutura de segurança não acompanha e não dá respostas ao povo”, disse o padre.

A população do município é de 20 mil habitantes – no verão, esse número é multiplicado várias vezes. Outro problema apontado pelo padre é a extensão territorial. “O município é geograficamente muito grande. Quando os policiais saem para atender uma ocorrência, levam muito tempo para voltar”, informou. Em relação ao trabalho da Polícia Militar, os três policiais são ainda sobrecarregados com o atendimento das ocorrências de trânsito. 

O presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Piçarras, Deyvid de Moura, também participou da reunião e informou que este ano já ocorreram 16 homicídios no município, sendo nove em confronto com a polícia. Ele cobrou a instalação urgente das câmeras de monitoramento, cujos postes já foram instalados. Segundo ele, existe infraestrutura de segurança, mas falta efetivo policial. “Apenas um delegado atende quatro municípios: São João do Itaperiú, Barra Velha, Piçarras e Penha”, destacou.

Encaminhamentos
A deputada Ana Paula Lima solicitou ao presidente da Comissão de Segurança Pública, deputado Maurício Eskudlark (PSD), o encaminhamento das medidas cabíveis e a cobrança de resposta das autoridades. “A situação de Piçarras é a mesma de outros municípios. Hoje, se fizermos uma pesquisa, o maior problema que vai aparecer é a segurança pública. A violência está generalizada”, ressaltou.

Eskudlark afirmou que encaminhará ata da reunião ao secretário de Estado de Segurança Pública, ao comandante geral da PM e ao delegado geral de Polícia Civil. Além disso, convidará essas autoridades a comparecerem à comissão para explicar quais são as providências que estão sendo pensadas e qual a previsão da instalação das câmeras de monitoramento. De acordo com o deputado Carlos Chiodini (PMDB), houve um problema na licitação dos equipamentos, mas a previsão é de que ocorra a instalação imediata das câmeras em alguns municípios, entre os quais Balneário Piçarras está incluído. Essa foi a resposta dada pela secretaria ao parlamentar durante reunião sobre o tema.

Lisandrea Costa
Agência AL

Voltar