Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
08/08/2018 - 10h35min

Comissão de Saúde aprova conscientização sobre vacina contra HPV nas escolas

Imprimir Enviar
Projeto aprovado na Comissão de Saúde prevê realização de palestras, debates e distribuição de cartilhas nas escolas sobre vacina contra HPV

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (8), no Plenarinho Paulo Stuart Wright, aprovou o PL 99/2017, de autoria do deputado Neodi Saretta (PT), que institui o programa de conscientização e esclarecimento sobre a importância da vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV).

O projeto prevê a realização de palestras, debates, distribuição de cartilhas e outros materiais informativos nas escolas da rede pública e privada para conscientização de pais e responsáveis pelas crianças beneficiadas com a vacinação. O autor do projeto informou que o Brasil registra cerca de 16 mil novos casos de câncer de colo uterino todos os anos e 5 mil mortes anuais de mulheres em decorrência da doença, que poderiam ser evitadas com a vacinação.

Devem ser vacinados contra o HPV meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. No entanto, a vacina tem baixa adesão entre a população brasileira. Menos de 50% dos 10 milhões de adolescentes que compõem o público-alvo do Ministério da Saúde receberam a vacina em 2017.
A vacina contra HPV previne contra diferentes tipos de tumor, já que o vírus é transmitido sexualmente e se aloja nas mucosas do corpo humano – nos órgãos sexuais, no colo do útero e na boca.

Hospitais filantrópicos
O colegiado também aprovou o Projeto de Lei 324/2017, de autoria do deputado Mario Marcondes (PMDB), que institui o Dia Estadual dos Hospitais Filantrópicos no estado de Santa Catarina, a ser comemorado no dia 31 de agosto.

Lisandrea Costa
Agência AL

Voltar