Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
03/09/2019 - 16h42min

Comissão de Saúde apoia campanha de doação de medula óssea no Sul

Imprimir Enviar
Saulo Pithan, diretor da Perfomance Comunicação
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

Com objetivo de estimular e desmistificar a doação de medula óssea por meio da campanha “Vista Suas Asas” e a realização do 1º Seminário de Mobilização para Doação de Sangue e Medula Óssea, que acontece dia 20 de setembro, das 8h às 16h30, em Araranguá, no auditório da Associação dos Municípios do Extremo-Sul de Santa Catarina (Amesc), o diretor da Perfomance Comunicação, Saulo Pithan, ocupou a tribuna nesta terça-feira (3) convidando os deputados a aderirem à campanha.

A iniciativa será realizada em parceria com a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, com a Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira e tem como público alvo profissionais da saúde, estudantes da área da saúde e familiares de pacientes oncológicos do extremo-sul de Santa Catarina, além de autoridades e imprensa.

De acordo com Pithan, o seminário e a campanha tem o apoio do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), que incentiva campanhas de captação de doadores de medula óssea em parceria com hemocentros, empresas e instituições no Brasil. Ele relatou que a doação de medula óssea é importante para o tratamento de pacientes com doenças que comprometem a produção normal de células sanguíneas, como as leucemias, além de portadores de aplasia de medula óssea e síndromes de imunodeficiência congênita.

O diretor explicou que o Extremo-Sul registra atualmente o menor percentual de possíveis doadores cadastrados junto ao Redome, cerca de 400 pessoas, e para mudar esta realidade a campanha foi lançada e conta com mais de 20 entidades apoiadoras. Segundo os dados da Redome, no Brasil há mais de 190 mil pessoas cadastradas como doadoras, mas somente em Santa Catarina há mil pessoas aguardando na fila para doação. Estima-se que a chance de encontrar um doador compatível seja de 1 para cada 100 mil pessoas. E por isso é tão importante campanhas de mobilização como esta, completou Pithan.

O transplante de medula óssea pode beneficiar o tratamento de aproximadamente 80 doenças, no entanto hoje a principal barreira na realização do procedimento, que pode salvar milhares de vidas todos os anos, é a dificuldade na busca por doadores compatíveis. “As pessoas podem ajudar a mudar essa história. O procedimento é simples e rápido. Aqui na região Sul, o Hemosc de Criciúma é o local que deve ser procurado para fazer o seu cadastro. São apenas 5 ml de sangue e alguns minutos de espera para concluir o cadastro”, observou.

A iniciativa do seminário em Araranguá acontece em sintonia com a Associação Mundial de Doadores de Medula Óssea (World Marrow Donor Association – WMDA), que reúne registros de 52 países. A campanha já conta com apoio declarado dos deputados Julio Garcia (PSD), Volnei Weber (MDB), Marcius Machado (PL), José Milton Scheffer (PP), Paulinha (PDT) e Luiz Fernando Vampiro (MDB).

Programação do Seminário
8h – credenciamento
9h- cerimônia de abertura
9h30 às 10h20 – palestra e debate: mães que transformaram o luto em luta pela doação de medula óssea. Palestrante: Silvia Conforti e Érica de Souza.
10h35 às 11h15- Palestra leucemias e outras doenças do sangue. Palestrante: Médica  hematologista Cintia Vieira Niero.
11h15 às 12h – Palestra como me tornar um doador de medula óssea. Palestrante Hemosc, de Criciúma.
13h30 às 14h20- Palestra mobilização pela vida – como engajar pessoas e buscar doadores voluntários usando a tecnologia e as redes sociais. Palestrante Saulo Pithan.
14h20 às 15h10 – Palestra tocando em frente – motivação para seguir a jornada. Palestrante máster coach internacional Vanilsa Oliveira.
15h10 às 16h – Palestra cuidados odontológicos em pacientes oncológicos. Palestrante cirurgiã-dentista Michele Scarsanella.
16h às 16h20 -  Exibição de vídeos e fotos de encerramento da campanha.

Voltar